sexta-feira, 18 de maio de 2012

*Reflexologia*


  Reflexologia  é uma forma extremamente eficaz de massagem terapêutica no campo da medicina complementar. É uma ciência, pois baseia-se no estudo fisiológico e neurológico. É também uma arte porque muita coisa depende da habilidade com que o terapeuta aplica o seu conhecimento.

               Consiste em  uma técnica específica de pressão, atuando em pontos reflexos precisos dos pés com base na premissa de que as áreas reflexas dos pés correspondem a todas as partes do corpo. Como os pés representam um microcosmo do corpo, todos os órgãos, glândulas e outras partes estão dispostos num arranjo similar ao dos pés. Esta representação também é observada na íris dos olhos, na orelha e nas mãos. Entretanto, as áreas correspondentes dos pés são mais específicas, facilitando o trabalho das mesmas.

              A pressão é aplicada nas áreas reflexas com os dedos das mãos e usando técnicas específicas. Isso acarreta mudanças fisiológicas no corpo, conduzindo ao reequilíbrio do organismo. Assim, os pés podem desempenhar um papel importante para se conquistar e manter a qualidade de vida.

            Esta técnica  ajuda a eliminar problemas causados por doenças específicas, trazendo ao corpo o estado de equilíbrio, o tratamento reflexológico pode combater diversas doenças, relaxando tensões, melhorando a circulação sangüínea, dentro outros inúmeros benefícios.
             Pode ser aplicada em qualquer pessoa: bebês, idosos, grávidas e até em pacientes oncológicos, ou como parte dos cuidados paliativos. Estudos científicos preliminares têm demonstrado que a reflexologia é efetiva para distúrbios como ansiedade, estresse, tensões, constipação crônica, diabetes do tipo 2, bem como no controle da dor.
              Numa primeira visita, o terapeuta observará atentamente a pessoa e investigará seu histórico para conhecer seus hábitos de vida. Após essa primeira fase, ela será convidada a se sentar ou a se deitar para exame dos pés. Avaliadas as áreas a serem tratadas, as sessões terão duração média de 20 minutos. E as sessões serão semanais ou, em casos mais graves, poderão ocorrer a cada três dias. "É difícil dizer quanto tempo durará o tratamento, pois isso dependerá da evolução e da saúde de cada um", fala o professor.
           Como a prática não é regulamentada no Brasil, a formação se dá por meio de cursos livres.


Um comentário:

  1. SEGA GENESIS - GAN-GAMING
    SEGA GENESIS. febcasino GENESIS-HANDS. Genesis (JP-EU). NA. NA. sol.edu.kg NA. SEGA GENESIS-HANDS. goyangfc.com NA. SEGA GENESIS. bsjeon NA. GENESIS-HANDS. NA. worrione.com

    ResponderExcluir