terça-feira, 22 de maio de 2012

*Pulmão-Shou Tai Yin Fei Jing - 手太陰肺經*


O Meridiano do Pulmão possui 11 pontos bilaterais.
 É o órgão onde ocorre a primeira manifestação da vida no ser humano, quando o  recém nascido respira começando assim a existência.
Em Astrologia, é considerado como  momento do nascimento para feitura dos cálculos do mapa astrológico, o instante da primeira respiração, onde somos banhados interiormente pela energia cósmica.
Sendo assim, a respiração é a principal ligação entre o ser Humano e o Universo, do  Microcosmos e Macrocrosmos.
 O Pulmão controla a pele e é esta que recebe o choque térmico por onde penetram as energias frio/calor que vão até o Pulmão acordá-lo: para iniciar um trabalho que só termina com a morte.
 Para a  Medicina Oriental, este é um órgão extremamente importante que possui o papel principal dirigir o Qi.
No processo respiratório o Pulmão trás para o interior do Ser Humano o Qi Celeste e expira o Qi viciado " a emanação do Céu se comunica com o Pulmão ". Sun Wen.
O Meridiano do Pulmão começa no aquecedor médio do Estômago, segue para o Intestino Grosso, sobe até a região da cárdia do Estômago, cruzando o diafragma e penetrando nos Pulmões, daí indo até a traquéia e a garganta, desce para a fossa supra clavicular e superficializa-se na pele no ponto P 1, que situa na fossa infra clavícular, na altura da 2º costela, desce pela face anterior do ombro, braço e na altura do cotovelo situa-se na parte antero-lateral, seguindo até a goteira radial e daí para a borda externa do canto ungueal do polegar.
O vaso secundário parte do ponto 7, seguindo para a borda interna da iminência tenar, indo até a borda ungueal do indicador.

FUNÇÕES:

·         GOVERNAR O QI E A REPAIRAÇÃO
·         CONTROLAR OS MERIDIANOS E OS VASOS SANGÜÍNEOS
·         CONTROLAR A DISPERSÃO E A DESCENDÊNCIA
·         REGULAR A PASSAGEM DAS ÁGUAS
·         CONTROLAR A PELE E OS PÊLOS CORPÓREOS
·         ABRIR-SE NO NARIZ .


As alterações neste meridiano podem trazer dores no ombro e no dorso.
Este meridiano é constituído por 11 pontos:


·         *P-1 Zhongfu localizado no lado antero lateral do peito, abaixo do ponto Yunmen (P 2) (fossa entre a  clavícula e o ombro), no espaço entre a primeira e a Segunda costela, 6 polegadas do lado da linha média do corpo. É indicado para: tosse, falta de ar, dispnéia, asma, bronquite, dor no ombro, tuberculose, nevralgia, nevralgia intercostal.
·         P-2 Yunmen: Está situado no lado ântero lateral do peito, na fossa triangular abaixo do encontro da clavícula e do acrômio. Indicação: tosse, asma, dor no peito e no ombro.
·         P-3 Tianfu Está no lado medial do braço, 3 polegadas abaixo da linha axilar, no lado radial do músculo bícepsdo braço, 6 polegadas acima do cotovelo.Usado para asma, epistaxe, dor no braço.
·         P-4 Xiabai klocalizado no lado medial do braço, no lado radial do músculo bíceps do braço, 1 polegada abaixo do pontoTianfu (P 3).Indicação: tosse, falta de ar, nevralgia intercostal, taquicardia, dor no braço.
·         P-5 Chize ( pertence ao elemento água) situado  na linha média do cúbito do lado
medial do cotovelo. No lado do tendão do músculo bíceps branquial. Indicação: tosse, bronquite, amigdalite, pneumonia, tuberculose pulmonar, dor no ombro, braço e peito, dor no joelho.
·         P-6 Kongzui: no lado medial do antebraço, 7 polegadas acima do punho do lado radial do músculo branquirradial e acima do músculo pronador. Indicação: tosse, dor de garganta, amgdalite, dor de cabeça frontal, dor no antebraço, voz rouca, tuberculose pulmonar, hemorróidas.
·         P-7 Lieque (ponto passagem)está  no lado medial do antebraço, 1,5 polegada acima da linha do punho entre os tendões do músculo adutor longo polegar e do músculo extensor longo carpo radial.Indicação: dor de cabeça frontal, rigidez da nuca, tosse, asma, paralisia facial, dor no antebraço e mão, dor no peito.
·         P-8 Jungqu: localizado no lado medial, uma polegada acima da linha do punho, no lado  medial do processo estilóide, radial,no lado da artéria. Indicação: tosse, dor no peito, dor de garganta, dor no punho.
·         P-9 Taiyuan (este ponto pertence ao elemento Terra): situado no lado medial e radial no fim da linha do punho entre os tendões do músculo extensor longo carpo radial. Indicado para asma, tosse, tuberculose pulmonar, dor no peito e mamas, amigdalite, dor no braço.
·         P-10 Yuji (pertence ao elemento Fogo) situa-se no lado palmar, acima da junta do primeiro metacarpo digital, entre as peles escura e clara. Indicado em casos de tosse, asma, hemoptise, amigdalite, faringite, voz rouca, dor no peito, dor no punho.
·         P-11 Shaoshang (ligado ao elemento Fogo) no lado radial da unha do polegar, 0,1 polegada acima do leito ungueal. Indicação: amigdalite, coma epistaxe, parodite, diarréia crônica infanti


Nenhum comentário:

Postar um comentário