quinta-feira, 24 de maio de 2012

Canal Intestino Grosso (Dachang) - Shou Yang Ming Da Chang Jing - 手陽明大腸經


      O meridiano do intestino grosso possui 20 pontos bilaterais e está associado ao elemento Fogo. É responsável pela absorção dos líquidos e eliminação de resíduos pesados.
    Inicia-se na ponta do dedo indicador, percorre a mão, o antebraço, o braço, o ombro, o pescoço, a face e termina junto à narina.
·         IG-1 (Shangyang) Comércio do Yang: localizado no lado radial do dedo índex, 0,1 polegada posterior e radial do leito ungueal. Indicado em furunculose no rosto, amigdalite, dor de dente, apoplexia, coma glaucoma, dor no ombro, dedos adormecidos. Pertence ao elemento Metal.
·         IG-2 (Erjian) Segundo espaço: Ligado ao elemento Água, situa-se no lado radial do dedo índex, na depressão distal da junta metacarpo-falângica. Usado para tratamento de epistaxe, dor de dentes, amigdalite, faringite, bursite de ombro, febre.
·         IG-3 (Sanjian) Terceiro espaço: Este ponto está ligado ao elemento madeira. É muito usado para tratar laringite, amigdalite, dor de dentes, trigeminalgia, dor no olho, bursite de ombro, tendinite de cotovelo, boca seca, língua amarelada, falta de apetite. Está localizado no dorso da mão dorsal da mão, no lado radial do segundo metacarpo, na depressão atrás da Segunda junta metacarpo falângica.
·         IG-4 (Hegu) Vale convergente: Famoso ponto de analgesia. Está situado também no lado dorsal da mão, entre o primeiro e o segundo osso metacarpo no meio do primeiro músculo interósseo, ao abrir o polegar e o dedo indicador, no meio d linha entre a junção do primeiro e do segundo osso metacarpo, o ponto médio da borda da palma, ou quando fecha a mão, entre o primeiro e o segundo metacarpo, o ponto mais alto em cima do músculo interósseo. Usado em casos de dor de cabeça, dor de dentes, amigdalite, faringite, rinite, epistaxe, asma bronquite, paralisia facial, dor no braço e ombro, gripe, hipoidrose ou hiperidrose, insônia, nervosismo, zumbido ou distúrbio do ouvido, escabiose.
·         IG-5 (Yangxi) Riacho do Yang: Ponto associado ao elemento Fog. É empregado em casos de dor de cabeça, conjuntivite, zumbido, distúrbio do ouvido, dor de garganta, amigdalite, dor de dentes, dor no punho e na mão. Situado dorso-lateralmente ao punho, ao osso rádio, onde há depressão entre os tendões do músculo extensor curto e longo o polegar, ao estiar e abrir o polegar.
·         IG-6 (Pianli) Passagem divergente: Um pouco acima do IG 5 (cerca de 3polegadas); muito usado em casos de amigdalite, zumbido, distúrbios do ouvido, epistaxe, dor de dentes, paralisia facial, dor nos ombros e nos braços.
·         IG-7 (Wenliu) Aquecendo o canal: Usado para dor de dentes, furunculose no rosto e braço, amigdalite, dor no braço, estomatite, parotite, glossite, inchaço no rosto, situa-se 5 polegadas acima do punho, no lado dorso radial do antebraço, entre o músculo adutor longo do polegar e músculo extensor curto do carpo radial.
·         IG-8 (Xialian) Extremidade do paralelogramo: Está 4 polegadas abaixo do cotovelo no lado dorso radial do antebraço, entre o músculo extensor carpo radial longo e músculo extensor carpo radial curto.Indicado para dor de cabeça, tontura, dor no antebraço, dor de barriga (ao redor do umbigo), pleurite, mastite, hematúria (cistite).
·         IG-9 (Shanglian) Extremidade superior do paralelogramo: Localizado na face radial da superfície dorsal do antebraço, na linha traçada entre o IG 5 ao IG 11, 3 cun distal ao IG 11. Empregado em casos de Dor abdominal, indigestão, náuseas, constipação, borborismo, dores no ombro, dor no dorso da escápula, hemiplegia, dormência e edema dos membros superiores, enfraquecimento motor das extremidades superiores, distensão e parestesia da mão, braço e pernas, artrite no cotovelo, epicondilite, cefaleia, paralisia do corpo, blenorragia, cistite, enterite.
·         IG-10 (Shousanli) Três distâncias do braço: Está há 2 polegadas abaixo do cotovelo no lado dorso radial entre o músculo extensor carpo radial longo e o músculo braquio radial. Usado para dor de dentes, parodontite, rinite, furunculose, carbunculose, mastite, hemiplegia, dor no cotovelo, braço e ombro, tremor nos braços, distensão abdominal, diarreia.
·         IG-11 (Quchi) Lagoa tortuosa: Ponto de tonificação: usado em doenças do nariz, boca, olhos, ouvidos, face. Dores de cabeça. Nevralgias e distúrbios reumáticos do braço, ombro e espádua. Furunculose, acne, eczema. Está radial ao cotovelo no músculo bráquio radial, ao dobrar o cotovelo, na depressão radial no fim da linha cubital.
·         IG-12 (Zhouliao) Fenda do cotovelo: Com o cotovelo flexionado, na face lateral do braço, 1 cn acima do IG-11 , na margem radial do úmero. Usado em casos de parestesia, edema, contratura e dor do cotovelo, braço e ombro, epicondilite, parestesia do membro superior, cotovelo de tenista, inflamação do epicôndilo lateral do úmero, tosse, malária.
·         IG-13 (Shouwuli) Cinco distâncias do braço: Está no lado ântero radial do úmero, 3 polegadas acima do cotovelo, no ponto inicial do músculo braquio radial, ao lado do músculo tríceps do braço.Indicação: dor no braço, dor no cotovelo, braquialgia.
·         IG-14 (Biano) Proeminência muscular do braço: abrange o lado lateral e um pouco do radial do braço, no ponto distal do músculo deltóide, 3 polegadas abaixo do ponto IG 15.Usado em casos de bursite de ombro, hemiplegia, urticária, furunculose.
·         IG-15 (Jianyu) Dobra do ombro. em cima do ombro, na borda lateral do acrômio, há duas depressões, este ponto fica na depressão anterior. Indicado para atuar como o IG 14.
·         IG-16 (Jugu) Osso largo: Localizado na depressão entre a borda superior e posterior da junta acrômio clavicular e espinha da omoplata. Indicado em casos de tendinite, bursite de ombro.
·         IG-17 (Tianding) Utensílio do paraíso: Situa-se na borda posterior do músculo esterno cleidomastóideo. Indicado para tratamento de faringite, amigdalite, inflamação das cordas vocais (voz rouca).
·         IG-18 (Futu) Proeminência de 3 cun: Localizado lateralmente a cartilagem da tireoide no lado do músculo esterno cleidomastóideo. Usado para tratamento de tosse, laringite, faringite, amigdalite.
·         IG-19 (Heliao) Junção do grão: Localizado próximo a narina.Utilizado em casos de epistaxe, obstrução nasal, rinite, paralisia facial.
·         IG-20 (Yingxiang) Receber a fragância: Situado no ponto de encontro da linha inferior do nariz e da linha naso labial. Indicação: rinite, sinusite, paralisia facial, distúrbio olfativo, cólica biliar

Nenhum comentário:

Postar um comentário