segunda-feira, 21 de maio de 2012

*Entendendo os meridianos*


    Meridiano é um dos nomes pelos quais são conhecidos os "canais de energia" utilizados na acupuntura e outros métodos terapêuticos da medicina tradicional chinesa.
    Segundo a literatura chinesa existem vários tipos de energias que percorrem o corpo. A energia que recebemos de nossos ancestrais, a energia que adquirimos pelo ar e alimentos, que circula internamente, e a energia protetora, que circula mais externamente.
    Os meridianos são os canais por onde estas energias percorrem o corpo. Através de estímulos em determinados pontos do meridiano, pode-se reequilibrar as energias do corpo e de órgãos.

    Eles podem ser classificados em:
  §  meridianos Yin ou Yang;
  §  meridianos principais, também conhecidos por regulares. Existem em pares (bilaterais - um para cada lado direito/esquerdo do corpo). São em número de 12 pares. Eles estão relacionados com órgãos, vísceras ou funções. Existe ainda uma classificação dos elementos chineses para estes meridianos: metal (ar), água, madeira, fogo e terra.
§  meridianos extraordinários, também conhecidos por vasos maravilhosos, particulares, curiosos ou estranhos. São em número de 8.
§  meridianos distintos. São em número de 12.
§  meridianos tendino-musculares. São em número de 12.
§  Vasos Lo longitudinais e transversais.

    As energias percorrem os meridianos por uma ordem específica (como estão classificados acima: pulmão, intestino grosso, estômago, …).
    Há também  um sentido determinado, em relação as divisões do corpo: cabeça, tronco e membros. Na acupuntura o fluxo da energia segue os seguintes sentidos:
§  do tronco para as mãos,
§  das mãos para cabeça,
§  da cabeça para os pés,
§  dos pés para o tronco (e novamente para as mãos).


    Nos próximos posts discutiremos mais sobre cada meridiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário