quinta-feira, 31 de maio de 2012

* Meridiano do Estômago- Zu Yang Ming Wei Jing - 足陽明胃經*


   O fluxo do meridiano do estomago começa debaixo do olho, sobe pelo lado do rosto, então desce pelo tronco até chegar ao segundo artelho. Está associado ao elemento Terra e seu horário de maior atividade é entre 7-9hs.
  Tem como função primária  preparar os alimentos que ingerimos para serem refinados pelo baço e classificados pelo intestino delgado. Quando pensamos neste "dupla" – estômago e baço/pâncreas – a primeira associação é a sustentação física de nutrientes de onde é extraída a energia (chi). O chi retirado dos alimentos vai repor as energias que gastamos em nosso dia a dia.
   O estômago lida com aproximadamente 3 quilos de alimentos sólidos e líquidos, diariamente. Junto com seu parceiro (baço), o estômago é responsável pela distribuição de nutrientes derivados do alimento pelo corpo todo, principalmente nos músculos e membros. Se o estômago for fraco, é comum sentir cansaço e sensação de peso nos membros.

   O ego também está associado com este par estômago/baço; por consequência problemas emocionais como vícios, apego, rigidez mental, teimosia e interesse excessivo por si próprio e vaidade exagerada são atribuídos ao desequilíbrio nestes órgãos.

   Como o estômago é o centro da nutrição, de modo similar a energia do estômago está relacionada à assimilação e digestão de idéias.
Uma sensação emocional de vazio nascida de um desequilíbrio no meridiano do estômago irá resultar em um forte desejo por comida, ao nível físico, e muita estimulação mental e emocional.
Esta é uma visão interessante do frequente desejo de comer quando está “entediado”ou da sensação de permanente insatisfação ou de nunca sentir-se “cheio, pleno”.

   Outros sintomas de desequilíbrio são: ansiedade (em combinação com o par pulmões/intestino grosso), esquecimento (em combinação com o par fígado/vesícula biliar), problemas na boca e forte desejo por ou reação a doces.
Eructação e ânsia de vômito são tentativas do estômago para restabelecer seu equilíbrio.
   A saúde deste par de órgãos é expressa por meio do cantarolar e da criatividade, da imaginação e pensamentos ou idéias positivas.
   Alguns sintomas gerais de desequilíbrio:
   Língua seca, nariz entupido, distensão abdominal após as refeições, estômago
embrulhado, sensação de friagem na parte frontal do corpo, superalimentação, úlceras, inapetência, sede excessiva, rigidez no plexo solar, desconfiança.
   Algumas qualidades psicológicas quando em equilíbrio:
   Emoções centradas e equilibradas, autoconfiança, bom paladar, sensação de adequação, prudência no agir e pensar.
   Algumas qualidades psicológicas quando em desequilíbrio:
   Ansiedade, preocupação, ceticismo exagerado, falta de autoconfiança, apetite influenciado pelo estado de humor, tendência a pensar e comer demais, pressa constante, nervosismo com detalhes.

   O meridiano do estômago possui 45 pontos:
·         E-1 (Chengqi) Recipiente das lágrimas
·         E-2 (Sibai) Tudo brilhando
·         E-3 (Juliao) Grande fenda
·         E-4 (Dicang) Celeiro da terra
·         E-5 (Daying) Recepção grande
·         E-6 (Jiache) Veículo da mandíbula
·         E-7 (Xianguan) Dobradiça inferior
·         E-8 (Touwei) Canto da cabeça
·         E-9 (Renying) Pulso do homem
·         E-10 (Juliao) Proeminência da água
·         E-11 (Qishe) Residência do Qi
·         E-12 (Quepen) Bacia vazia
·         E-13 (Qihu) Lugar do Qi
·         E-14 (Kufang) Cozinha
·         E-15 (Wuyi) Casa do ventilador
·         E-16 (Yingshuang) Janela do tórax
·         E-17 (Ruzhong) Centro da mama
·         E-18 (Rugen) Raiz da mama
·         E-19 (Burong) Limite do recipiente
·         E-20 (Chengman) Recebimento satisfeito
·         E-21 (Liangmen) Porta do alimento
·         E-22 (Guanmen) Portas
·         E-23 (Taiyi) Grande Yi
·         E-24 (Huaroumen) Aliviando o portão da carne
·         E-25 (Tianshu) Pivô celestial
·         E-26 (Wailing) Lado de fora do túmulo
·         E-27 (Daju) Grande gigante
·         E-28 (Shuidao) Passagem da água
·         E-29 (Guilai) Retorno
·         E-30 (Quichong) Qi torrencial
·         E-31 (Biguan) Articulação femoral
·         E-32 (Futu) Coelho escondido
·         E-33 (Yinshi) Estagnação do Yin
·         E-34 (Liangqiu) Cume da colina
·         E-35 (Dubi) Nariz do bezerro
·         E-36 (Zusanli) Três distâncias do pé
·         E-37 (Shangjuxu) Grande vazio superior
·         E-38 (Tiaokou) Boca estreita
·         E-39 (Xiaojuxu) Grande vazio inferior
·         E-40 (Fenglong) Saliência Abundante
·         E-41 (Jiexi) Alívio do fluxo
·         E-42 (Chongyang) Yang pulsante
·         E-43 (Xiangu) Vale profundo
·         E-44 (Neiting) Sala interna
·         E-45 (Lidui) Portal fundamental.

Discutiremos mais sobre eles nos próximos posts.



quinta-feira, 24 de maio de 2012

Canal Intestino Grosso (Dachang) - Shou Yang Ming Da Chang Jing - 手陽明大腸經


      O meridiano do intestino grosso possui 20 pontos bilaterais e está associado ao elemento Fogo. É responsável pela absorção dos líquidos e eliminação de resíduos pesados.
    Inicia-se na ponta do dedo indicador, percorre a mão, o antebraço, o braço, o ombro, o pescoço, a face e termina junto à narina.
·         IG-1 (Shangyang) Comércio do Yang: localizado no lado radial do dedo índex, 0,1 polegada posterior e radial do leito ungueal. Indicado em furunculose no rosto, amigdalite, dor de dente, apoplexia, coma glaucoma, dor no ombro, dedos adormecidos. Pertence ao elemento Metal.
·         IG-2 (Erjian) Segundo espaço: Ligado ao elemento Água, situa-se no lado radial do dedo índex, na depressão distal da junta metacarpo-falângica. Usado para tratamento de epistaxe, dor de dentes, amigdalite, faringite, bursite de ombro, febre.
·         IG-3 (Sanjian) Terceiro espaço: Este ponto está ligado ao elemento madeira. É muito usado para tratar laringite, amigdalite, dor de dentes, trigeminalgia, dor no olho, bursite de ombro, tendinite de cotovelo, boca seca, língua amarelada, falta de apetite. Está localizado no dorso da mão dorsal da mão, no lado radial do segundo metacarpo, na depressão atrás da Segunda junta metacarpo falângica.
·         IG-4 (Hegu) Vale convergente: Famoso ponto de analgesia. Está situado também no lado dorsal da mão, entre o primeiro e o segundo osso metacarpo no meio do primeiro músculo interósseo, ao abrir o polegar e o dedo indicador, no meio d linha entre a junção do primeiro e do segundo osso metacarpo, o ponto médio da borda da palma, ou quando fecha a mão, entre o primeiro e o segundo metacarpo, o ponto mais alto em cima do músculo interósseo. Usado em casos de dor de cabeça, dor de dentes, amigdalite, faringite, rinite, epistaxe, asma bronquite, paralisia facial, dor no braço e ombro, gripe, hipoidrose ou hiperidrose, insônia, nervosismo, zumbido ou distúrbio do ouvido, escabiose.
·         IG-5 (Yangxi) Riacho do Yang: Ponto associado ao elemento Fog. É empregado em casos de dor de cabeça, conjuntivite, zumbido, distúrbio do ouvido, dor de garganta, amigdalite, dor de dentes, dor no punho e na mão. Situado dorso-lateralmente ao punho, ao osso rádio, onde há depressão entre os tendões do músculo extensor curto e longo o polegar, ao estiar e abrir o polegar.
·         IG-6 (Pianli) Passagem divergente: Um pouco acima do IG 5 (cerca de 3polegadas); muito usado em casos de amigdalite, zumbido, distúrbios do ouvido, epistaxe, dor de dentes, paralisia facial, dor nos ombros e nos braços.
·         IG-7 (Wenliu) Aquecendo o canal: Usado para dor de dentes, furunculose no rosto e braço, amigdalite, dor no braço, estomatite, parotite, glossite, inchaço no rosto, situa-se 5 polegadas acima do punho, no lado dorso radial do antebraço, entre o músculo adutor longo do polegar e músculo extensor curto do carpo radial.
·         IG-8 (Xialian) Extremidade do paralelogramo: Está 4 polegadas abaixo do cotovelo no lado dorso radial do antebraço, entre o músculo extensor carpo radial longo e músculo extensor carpo radial curto.Indicado para dor de cabeça, tontura, dor no antebraço, dor de barriga (ao redor do umbigo), pleurite, mastite, hematúria (cistite).
·         IG-9 (Shanglian) Extremidade superior do paralelogramo: Localizado na face radial da superfície dorsal do antebraço, na linha traçada entre o IG 5 ao IG 11, 3 cun distal ao IG 11. Empregado em casos de Dor abdominal, indigestão, náuseas, constipação, borborismo, dores no ombro, dor no dorso da escápula, hemiplegia, dormência e edema dos membros superiores, enfraquecimento motor das extremidades superiores, distensão e parestesia da mão, braço e pernas, artrite no cotovelo, epicondilite, cefaleia, paralisia do corpo, blenorragia, cistite, enterite.
·         IG-10 (Shousanli) Três distâncias do braço: Está há 2 polegadas abaixo do cotovelo no lado dorso radial entre o músculo extensor carpo radial longo e o músculo braquio radial. Usado para dor de dentes, parodontite, rinite, furunculose, carbunculose, mastite, hemiplegia, dor no cotovelo, braço e ombro, tremor nos braços, distensão abdominal, diarreia.
·         IG-11 (Quchi) Lagoa tortuosa: Ponto de tonificação: usado em doenças do nariz, boca, olhos, ouvidos, face. Dores de cabeça. Nevralgias e distúrbios reumáticos do braço, ombro e espádua. Furunculose, acne, eczema. Está radial ao cotovelo no músculo bráquio radial, ao dobrar o cotovelo, na depressão radial no fim da linha cubital.
·         IG-12 (Zhouliao) Fenda do cotovelo: Com o cotovelo flexionado, na face lateral do braço, 1 cn acima do IG-11 , na margem radial do úmero. Usado em casos de parestesia, edema, contratura e dor do cotovelo, braço e ombro, epicondilite, parestesia do membro superior, cotovelo de tenista, inflamação do epicôndilo lateral do úmero, tosse, malária.
·         IG-13 (Shouwuli) Cinco distâncias do braço: Está no lado ântero radial do úmero, 3 polegadas acima do cotovelo, no ponto inicial do músculo braquio radial, ao lado do músculo tríceps do braço.Indicação: dor no braço, dor no cotovelo, braquialgia.
·         IG-14 (Biano) Proeminência muscular do braço: abrange o lado lateral e um pouco do radial do braço, no ponto distal do músculo deltóide, 3 polegadas abaixo do ponto IG 15.Usado em casos de bursite de ombro, hemiplegia, urticária, furunculose.
·         IG-15 (Jianyu) Dobra do ombro. em cima do ombro, na borda lateral do acrômio, há duas depressões, este ponto fica na depressão anterior. Indicado para atuar como o IG 14.
·         IG-16 (Jugu) Osso largo: Localizado na depressão entre a borda superior e posterior da junta acrômio clavicular e espinha da omoplata. Indicado em casos de tendinite, bursite de ombro.
·         IG-17 (Tianding) Utensílio do paraíso: Situa-se na borda posterior do músculo esterno cleidomastóideo. Indicado para tratamento de faringite, amigdalite, inflamação das cordas vocais (voz rouca).
·         IG-18 (Futu) Proeminência de 3 cun: Localizado lateralmente a cartilagem da tireoide no lado do músculo esterno cleidomastóideo. Usado para tratamento de tosse, laringite, faringite, amigdalite.
·         IG-19 (Heliao) Junção do grão: Localizado próximo a narina.Utilizado em casos de epistaxe, obstrução nasal, rinite, paralisia facial.
·         IG-20 (Yingxiang) Receber a fragância: Situado no ponto de encontro da linha inferior do nariz e da linha naso labial. Indicação: rinite, sinusite, paralisia facial, distúrbio olfativo, cólica biliar

terça-feira, 22 de maio de 2012

*Pulmão-Shou Tai Yin Fei Jing - 手太陰肺經*


O Meridiano do Pulmão possui 11 pontos bilaterais.
 É o órgão onde ocorre a primeira manifestação da vida no ser humano, quando o  recém nascido respira começando assim a existência.
Em Astrologia, é considerado como  momento do nascimento para feitura dos cálculos do mapa astrológico, o instante da primeira respiração, onde somos banhados interiormente pela energia cósmica.
Sendo assim, a respiração é a principal ligação entre o ser Humano e o Universo, do  Microcosmos e Macrocrosmos.
 O Pulmão controla a pele e é esta que recebe o choque térmico por onde penetram as energias frio/calor que vão até o Pulmão acordá-lo: para iniciar um trabalho que só termina com a morte.
 Para a  Medicina Oriental, este é um órgão extremamente importante que possui o papel principal dirigir o Qi.
No processo respiratório o Pulmão trás para o interior do Ser Humano o Qi Celeste e expira o Qi viciado " a emanação do Céu se comunica com o Pulmão ". Sun Wen.
O Meridiano do Pulmão começa no aquecedor médio do Estômago, segue para o Intestino Grosso, sobe até a região da cárdia do Estômago, cruzando o diafragma e penetrando nos Pulmões, daí indo até a traquéia e a garganta, desce para a fossa supra clavicular e superficializa-se na pele no ponto P 1, que situa na fossa infra clavícular, na altura da 2º costela, desce pela face anterior do ombro, braço e na altura do cotovelo situa-se na parte antero-lateral, seguindo até a goteira radial e daí para a borda externa do canto ungueal do polegar.
O vaso secundário parte do ponto 7, seguindo para a borda interna da iminência tenar, indo até a borda ungueal do indicador.

FUNÇÕES:

·         GOVERNAR O QI E A REPAIRAÇÃO
·         CONTROLAR OS MERIDIANOS E OS VASOS SANGÜÍNEOS
·         CONTROLAR A DISPERSÃO E A DESCENDÊNCIA
·         REGULAR A PASSAGEM DAS ÁGUAS
·         CONTROLAR A PELE E OS PÊLOS CORPÓREOS
·         ABRIR-SE NO NARIZ .


As alterações neste meridiano podem trazer dores no ombro e no dorso.
Este meridiano é constituído por 11 pontos:


·         *P-1 Zhongfu localizado no lado antero lateral do peito, abaixo do ponto Yunmen (P 2) (fossa entre a  clavícula e o ombro), no espaço entre a primeira e a Segunda costela, 6 polegadas do lado da linha média do corpo. É indicado para: tosse, falta de ar, dispnéia, asma, bronquite, dor no ombro, tuberculose, nevralgia, nevralgia intercostal.
·         P-2 Yunmen: Está situado no lado ântero lateral do peito, na fossa triangular abaixo do encontro da clavícula e do acrômio. Indicação: tosse, asma, dor no peito e no ombro.
·         P-3 Tianfu Está no lado medial do braço, 3 polegadas abaixo da linha axilar, no lado radial do músculo bícepsdo braço, 6 polegadas acima do cotovelo.Usado para asma, epistaxe, dor no braço.
·         P-4 Xiabai klocalizado no lado medial do braço, no lado radial do músculo bíceps do braço, 1 polegada abaixo do pontoTianfu (P 3).Indicação: tosse, falta de ar, nevralgia intercostal, taquicardia, dor no braço.
·         P-5 Chize ( pertence ao elemento água) situado  na linha média do cúbito do lado
medial do cotovelo. No lado do tendão do músculo bíceps branquial. Indicação: tosse, bronquite, amigdalite, pneumonia, tuberculose pulmonar, dor no ombro, braço e peito, dor no joelho.
·         P-6 Kongzui: no lado medial do antebraço, 7 polegadas acima do punho do lado radial do músculo branquirradial e acima do músculo pronador. Indicação: tosse, dor de garganta, amgdalite, dor de cabeça frontal, dor no antebraço, voz rouca, tuberculose pulmonar, hemorróidas.
·         P-7 Lieque (ponto passagem)está  no lado medial do antebraço, 1,5 polegada acima da linha do punho entre os tendões do músculo adutor longo polegar e do músculo extensor longo carpo radial.Indicação: dor de cabeça frontal, rigidez da nuca, tosse, asma, paralisia facial, dor no antebraço e mão, dor no peito.
·         P-8 Jungqu: localizado no lado medial, uma polegada acima da linha do punho, no lado  medial do processo estilóide, radial,no lado da artéria. Indicação: tosse, dor no peito, dor de garganta, dor no punho.
·         P-9 Taiyuan (este ponto pertence ao elemento Terra): situado no lado medial e radial no fim da linha do punho entre os tendões do músculo extensor longo carpo radial. Indicado para asma, tosse, tuberculose pulmonar, dor no peito e mamas, amigdalite, dor no braço.
·         P-10 Yuji (pertence ao elemento Fogo) situa-se no lado palmar, acima da junta do primeiro metacarpo digital, entre as peles escura e clara. Indicado em casos de tosse, asma, hemoptise, amigdalite, faringite, voz rouca, dor no peito, dor no punho.
·         P-11 Shaoshang (ligado ao elemento Fogo) no lado radial da unha do polegar, 0,1 polegada acima do leito ungueal. Indicação: amigdalite, coma epistaxe, parodite, diarréia crônica infanti