quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

*Joelho e Acupuntura*



A Medicina Tradicional Chinesa não usa os modernos recursos diagnósticos utilizados
pela Medicina Ocidental como Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética
dentre outros, para formular o diagnóstico do paciente, mas sim apenas os dados
levantados a partir do exame clínico e relato do paciente. Esse exame clínico consiste na
anamnese, avaliação da língua, pulso,  palpação, características  físicas onde serão
somados aos princípios teóricos do Yin e Yang, Cinco Elementos, Fatores de doença,
Orgãos e Vísceras(CHONGHUO,1993).
O joelho é uma das mais importantes articulações do corpo e muito utilizada no dia-dia portanto acaba apresentando algum tipo de problema levando a dor nessa região. Este trabalho tem como objetivo fazer um levantamento bibliográfico da articulação do joelho; verificar pontos de acupuntura para o tratamento da dor no joelho.
Na prática de Acupuntura, a palpação cuidadosa dos músculos e  a inserção adequada das agulhas ajudam a localizar e dissolver os pontos sensíveis por meio do relaxamento  dos músculos, da remoção das tensões mecânicas e químicas das estruturas do joelho e da promoção  de um ambiente fisiológico de cura que aumenta a nutrição e o suprimento de oxigênio para promover uma circulação melhor(MA, 2006).
No tratamento da dor na articulação do joelho os pontos da acupuntura sistêmica que podemos usar são:Intestino Grosso 4 (IG4), Intestino Grosso 11 (IG11), Estômago  34(E34), Estômago 35 (E35), Baço-Pâncreas 10 (BP10), Fígado 8 (F8) e pontos Ashi (pontos de dor).
Na Medicina Tradicional Chinesa o joelho é regido pelo Fígado e juntamente com os
meridianos que estão passando por esta região. Sendo três Yang e três Yin, totalizando  seis meridianos. Dos três Yang temos Estômago, Vesícula  Biliar, Bexiga e os  meridianos Yin são Fígado, Rim e Baço-Pâncreas.  Na Medicina Tradicional Chinesa esses meridianos são responsáveis pelas atividades da articulação do joelho, dos nervos, assim como são responsáveis no processo de adoecimento não traumático do joelho.
Segundo Yamamura(2001), as dores em geral são causadas por plenitude ou vazio. As dores por plenitude são devidas ao ataque de um Qi perverso externo ou á estagnação de  Qi e de sangue ou a formação de agregados de mucosidades impuras, verminoses ou um  embaraço gastrointestinal que impedem a circulação do QiXue(sangue) causando o aparecimento da dor. As dores por vazios podem ser causadas por insuficiência de Qi e de sangue, diminuição do Yin Jing que não alimenta mais as vísceras e os meridianos.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

*Rim e MTC*


Na Medicina Chinesa diz-se que o “Rim é a base da Energia Vital”, é o “Guardião de Nossa Essência”. Em outras palavras, os orientais acreditam que o tempo que vamos habitar esse mundo depende da Energia que conseguimos guardar em um órgão de grande importância: O Rim.

O Rim tem muitas funções de acordo com a Medicina Oriental. Entre elas vou citar 2 muito importantes:
1) O Rim Armazena a Essência (energia) Pré Celestial –> A energia pré celestial é aquela que adquirimos antes mesmo do nosso nascimento. É a energia advinda dos pais do bebê. Fazendo um paralelo com a Medicina Ocidental, a energia Pré Celestial (Essência, também conhecida como JING) nada mais é que o DNA vindos da mãe e do pai do bebê. É a herança genética, porém, para a medicina chinesa algumas coisas são de extrema importância:
- A energia pré celestial do bebê só será boa se os pais tiverem uma vida regrada: sem excessos como bebida, fumo, má alimentação, trabalho entre outros.
- A energia pré celestial é única, não aceita reposição, então, a cada segundo que passa, o Jing diminui e só podemos retardar a perda do mesmo se também vivermos uma vida regrada.
2) O Rim á a base de transformação da Energia Pós Celestial –> o corpo não pode se manter somente com a energia pré celestial, ou seja, só com a herança genética. Então, para que possamos ficar vivos e saudáveis, precisamos da energia pós celestial, que depende dos alimentos que ingerimos e do ar que respiramos, somado à qualidade de vida que temos. Além de comer bem e de respirar corretamente temos que evitar o estresse emocional, os locais insalubres, as relações destrutivas entre muitas outras coisas.
- O Rim é responsável por uma equação que soma: a comida que se come + o ar que se respira (energia pós celestial) + o Jing (energia pré celestial) = formando o que chamamos de Qi Original, que nutre todo nosso corpo e circula em todos os meridianos (e que em outro artigo comparei ao nosso sistema linfático).
Sabendo que a Energia Pré Celestial não pode ser reposta e que ela faz parte da formação do Qi Original, é obrigação de todo ser humano, que pretende viver mais, ecomonizar essa energia, evitando o que apelidei de CINCO EXCESSOS:
EXCESSO 1 : Excesso de trabalho sem repouso adequado
- Pessoas que trabalham mais de 8 horas por dia, passando longos períodos em pé ou sentado em má postura, ou que fazem excessivamente o uso da voz e que além disso repousam por poucas horas, sentindo-se ainda cansados quando voltam ao trabalho, estão mais sujeitas a lesar a essência do rim, encurtando a própria vida.
EXCESSO 2 : Excesso de atividade física ou sedentarismo
- Pessoas que abusam de atividades físicas, como ir a academia praticar musculação todos os dias por mais de 1 ou 1h e meia por dia, geram um estresse no corpo fazendo com que o mesmo precise produzir mais energia e sangue para suprir a necessidade dos músculos. Assim, os órgãos responsáveis pela produção de energia e sangue (nos quais o Rim está envolvido em ambas) se estressam e perdem sua capacidade de produção. Assim, o rim será lesado, consequentemente o Jing.
- Pessoas que são sedentárias, dão ao corpo um estímulo de “não necessidade” de produção de energia. Assim, o Rim irá reduzir seu funcionamento antes do momento certo, causando até mesmo envelhecimento precoce.
EXCESSO 3 : Excesso de Atividade Sexual
- Segundo os orientais, a atividade sexual tem como principal objetivo a reprodução. Isso porque no ato de ejacular, o homem está liberando diretamente seu JING para que um feto seja formado (lembrando que a energia pré celestial de um bebê depende da soma das energias pré celestiais dos pais). De uma maneira mais simples, o homem “perde essência” sempre que ejacula, pois é no sêmem que está sua herança genética, assim, desgasta o rim a cada ato sexual, podendo lesar o rim, envelhecer e morrer mais cedo.
- Já as mulheres perdem menos essência que os homens no ato sexual, o que não a exclui do perigo de adoecer e envelhecer precocemente se abusar desta prática.
EXCESSO 4 : Estresse Emocional
- O estresse emocional, proveniente de vários sentimentos como raiva, frustração, preocupação, ansiedade, medo, tristeza entre muitos outros impedem a energia do corpo de circular livremente. Quando o corpo encontra dificuldade de circular energia, ele entende que a necessidade de produzí-la é menor. Assim, os órgãos começam a produzir menos Qi, o Rim pára também sua produção, o Jing que não é usado na produção do Qi original, acaba se desgastando para manter sentimentos nocivos no interior do organismo, e com isso, o ser humano adoece.
EXCESSO 5 : Má Alimentação
- Se a alimentação de uma pessoa for irregular (muitas horas sem comer, comer apressado, com raiva, trabalhando) ou se for inadequada (falta de nutrientes ou excesso de alimentos causadores de doenças como gordura e álcool), o corpo terá dificuldade em produzir a Energia Pós Celestial. Sem essa energia, o Rim não consegue usar o Jing na equação que forma a energia Original, que nutre todos os meridianos. Assim, o Jing se perde, o Rim deixa de realizar suas funções e a pessoa adoece.
Ao fazer uma reflexão sobre esse assunto, notamos o quão próxima a medicina chinesa é da medicina ocidental. Nós, ocidentais, sabemos que se trabalharmos demais e não descansarmos, se abusarmos de atividade física ou sexual, ou se formos sedentarios, se vivermos estressados e nos alimentarmos mal, ficaremos doentes.
A diferença, é que a Medicina Chinesa traz à consciência daqueles que a estudam, que existe um órgão que comanda todo o processo de adoecimento e de envelhecimento. E conhecendo esse órgão sabemos como evitar doenças nele, nos mantendo saudáveis por mais tempo.
Cuidar do Rim consiste em evitar os 5 excessos e tomar muita água. Praticar meditação. Exercícios chineses como Tai Chi Chuan ou QI Chong também ajudam no processo de conservação do Rim e consequentemente do Jing, uma vez que ele não pode ser reposto.

domingo, 11 de novembro de 2012

*Psicoacupuntura e Psicologia energética*

    Os antigos sábios chineses já haviam apontado que ser saudável não significa somente estar livre de doenças e fraqueza, mas também apresentar uma mente equilibrada e uma boa capacidade adaptativa. Devido à negligência quanto a estes conselhos ancestrais, na sociedade moderna fatores psíquicos dão origem a mais e mais doenças psicossomáticas.
    Quando regulados, os sentimentos e as emoções não são nocivos, sendo a resposta natural da constante adaptação do ser humano ao seu meio ambiente. Porém quando excessivos, abruptos ou prolongados eles podem interferir nos sistemas internos, alterando o equilíbrio entre os Zang-Fu (órgãos e vísceras) e a harmonia entre o Qi, o Xue (energia e sangue) e outras substâncias vitais.
    Por causa desta forte influência, na Medicina Tradicional Chinesa questões psíquicas são consideradas um dos principais fatores causadores de desequilíbrios, propiciando a alteração do sistema defensivo corporal, a invasão por fatores patogênicos e a conseqüente instauração de doenças.

    ENTRELAÇAMENTO DO CORPO (MATÉRIA) E DA MENTE (MOVIMENTO)
    A Medicina Tradicional Chinesa trabalha com duas instâncias não separadas: a matéria e o movimento(combustão) (yin e yang). A matéria refere-se à configuração e constituição do corpo, compreendendo tecidos, órgãos, músculos, veias, tendões, ossos, vísceras, etc. e constitui-se na base material do movimento. O movimento refere-se à atividade mental que consiste de emoções, sentimentos, consciência e pensamento, e que por sua vez representa a manifestação externa das atividades do corpo humano, como um reflexo das funções da matéria.
   Devido a este entrelaçamento, ao mesmo tempo em que emoções podem alterar o funcionamento corporal, elas também podem estar indicando algum distúrbio que já está ocorrendo no organismo. Um exemplo conhecido é o fato de que ficarmos irritados quando estamos de ressaca, emoção que indica uma desordem de vários sistemas internos como fígado, estômago, entre outros. Por isso, sentimentos e emoções desagradáveis, antes de serem eliminados, precisam ser ouvidos e compreendidos como importantes sinalizadores que estão presentes para nos ajudar.

sábado, 10 de novembro de 2012

* Importância da Respiração*

    Uma boa respiração melhora a expansão do circuito cerebral e a memória. Respirar certo significa respirar pausadamente e profundamente. O indivíduo ansioso respira mal pois respira rápido e curto.
    A respiração realiza a troca de oxigenação no corpo. Do ponto de vista energético, precisamos da respiração para recarregar nossa reserva energética.

    Do ponto de vista  da Medicina Tradicional Chinesa, a respiração controlada que se consegue transformar o nosso reservatório energético (jing) em ch’i (energia ou consciência). Com a expansão dessa energia QI, a mente é fortalecida.

    Controlando a respiração, haverá uma melhor liberação da energia que fortalecerá a mente. Esse mecanismo no ponto de vista da neurociência  acarreta a liberação de neurotransmissores que perpetuam o circuito cerebral.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

*MTC x Síndrome do Túnel do Carpo*




 A Síndrome do túnel do carpo é uma neuropatia resultante da compressão do nervo mediano no canal do carpo, estrutura anatômica que se localiza entre a mão e o antebraço. Neste local passam, além do nervo mediano, os tendões flexores que são revestidos pelo tecido sinovial. Qualquer situação que aumente a pressão dentro do canal provoca compressão do nervo mediano, acarretando na síndrome do túnel do carpo.

O carpo pode ser comprometido  devido a uma compressão a distância, compressão do nervo mediano em outras regiões, dentre elas músculos ou ossos, referindo a dor a região do punho.
Na medicina tradicional chinesa (MTC) o punho é regido pelo coração juntamente com os meridianos que estão passando pela região. Na MTC a matriz emocional relacionada ao punho é a frustração  e os meridianos envolvidos são circulação e sexo, pulmão e intestino delgado.

O aparecimento do quadro da síndrome do túnel do carpo, excetuando-se os casos traumáticos, deve-se a obstrução de Qi e de Xue (sangue), do  canal de energia principal do Xin Bao Luo (circulação e sexo), e de seu canal de energia tendinomuscular. A obstrução é consequente á penetração de energias perversas; frio, umidade, vento, promovendo em conseqüência o aparecimento do processo inflamatório e hipercelularidade.

O osteopata é capaz de verificar tais níveis de compressão, mobilizando ou manipulando regiões que agem no sentido de descompressão do nervo. Oferecendo desta forma um ótimo prognóstico.

Para o alívio das dores, vem sendo utilizado técnicas da Medicina Tradicional Chinesa. Segundo Ma (2006) na prática de acupuntura, a palpação cuidadosa dos músculos e a inserção adequada das agulhas ajudam a localizar e dissolver os pontos sensíveis por meio do relaxamento dos músculos, da remoção das tensões mecânicas e químicas e da promoção de um ambiente fisiológico de cura que aumenta a nutrição e o suprimento de oxigênio para promover uma circulação melhor.

Pode-se utilizar no tratamento de síndrome do túnel do carpo os pontos locais:
CS6, CS5, TA4, P11, ID3, ID4, ID5, C7, IG11 e uma dupla de vasos maravilhosos TA5
– VB41.


sexta-feira, 19 de outubro de 2012

*Os doze pontos chineses ao redor da orelha*




    Os pontos ao redor da orelha são muito antigos, e estão intimamente ligados com várias alterações da saúde tanto físico como emocionalmente. Estes pontos podem receber estímulos através de massagem ou através de pequenos cristais aplicados a um ou vários pontos.

    Abaixo segue indicações:
1. Doenças da boca, maxilares e nariz. Ajuda nas alergias, na perda de paladar e tem influência nas sinusites e nevralgia dos dentes.
2. Cabeça/Cérebro - É usado em problemas do sistema nervoso central, doenças psicológicas, nevralgia da cabeça, depressões, tonturas e também na desorientação.
3. Nevralgia do nervo trigêmeo, dores faciais e auxiliar nos espasmos cerebrais.
4. Coluna cervical e ombros - Nevralgias dos ombros e da nuca, braquialgias, torcicolo e articulação dos ombros com dores irradiando para o tórax.
5. Coluna torácica - Corresponde a todos os problemas da coluna torácica e aos órgãos localizados no tórax como: pulmão, coração, estômago, fígado e pâncreas.
6. Coluna lombar - Este ponto abrange todas as vértebras desde Ll a L5, como também tem relação com os órgãos do baixo abdômen - próstata, bexiga e genitais.
7. Quadril, bacia e juntas íleo-sacrais - Dores e problemas irradiando da articulação coxofemoral como: coxartrose, coxartrite, gonartrose e inflamação das bursas. Inchaço das glândulas inguinais.
8. Articulação do joelho - Todos os problemas dos joelhos como; dores e tensões irradiando para a perna, câimbras nas panturrilhas e dor na tíbia.
9. Articulações dos pés - Problemas e dores nas juntas dos pés, dos artelhos e tendão de Aquiles.
10. Ponto psicológico - Especialmente importante nas depressões e problemas de sono, mudanças repentinas de humor sem uma causa especifica e conflitos de longa data não resolvidos.
11. Ponto psicológico - Este ponto é um dos grandes pontos do medo. O sentimento “medo” é o lado escuro da medalha que se chama “amor”. Tudo que vivenciamos acontece entre estes dois pólos.
12. Ponto central - Este ponto não tem indicação específica. Ele harmoniza todos os pontos e indicações anteriores, podendo ser combinado sempre com qualquer um ou vários pontos. Ele tem relação com o fluxo linfático da cabeça.
    O tratamento destes 12 pontos no crânio ao redor da orelha hoje faz parte da terapia em muitos consultórios.
    Contudo, esta terapia não se restringe somente ao consultório, já que podemos detectar e estimulá-los no tratamento como auto-ajuda para nós e nossa família, podendo aliviar dores físicas e emocionais.
    O procedimento é o seguinte: Com um objeto não muito pontudo (um lápis com ponta redonda por exemplo) examinamos ponto por ponto. Os pontos doloridos relacionados ao problema em questão, devem ser massageados com o detector várias vezes ao dia. O ideal seria colar um ou mais de um cristal pequeno (estes usados em piercing). Estimulando-os várias vezes por dia até que ele caia por si só. É aconselhável colocar um pequeno pedaço de esparadrapo micropore para que o cristal permaneça por mais tempo.
Fonte: Elisabeth. E. Monogios Cromopunturista e Terapeuta Holística

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

*Alergias*


   Em tempos de clima seco, a acupuntura é a grande aposta de quem deseja se ver livre dos surtos alérgicos.
   Das quatro estações do ano, só o verão é o menos relacionado a processos alérgicos. Por isso aqueles que sofrem com as alergias sazonais – que vêm com o vento, o pólen, as gramíneas, ervas daninhas – passam boa parte do ano em meio a espirros, corizas, ardência nos olhos e coceiras generalizadas. O que poucos sabem é que a acupuntura pode melhorar, e muito, o quadro alérgico de qualquer pessoa. “A acupuntura tem sido muito utilizada por quem deseja uma melhora efetiva das alergias, pois seus efeitos são duradouros e muito mais seguros que os trazidos pelos medicamentos que, muitas vezes, deixam de ter efeito com o passar do tempo”, explica a naturóloga e acupunturista, Tylá Pilloto Duarte.
   Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, as alergias quase sempre estão ligadas ao vento, ou seja, vão embora tão rápido quanto chegaram. E a acupuntura promete evitar essa sazonalidade alérgica melhorando a qualidade de vida dos pacientes. “Nosso corpo é cheio de meridianos, verdadeiros rios de energia. E é o desequilíbrio desses meridianos que afeta nossos órgãos. O que as agulhas da acupuntura fazem é justamente desbloquear esses rios de energia, refazendo o caminho original dos meridianos e restabelecendo a saúde”, explica Tylá. “Cada meridiano é responsável por determinado órgão, por isso no caso das alergias nós trataremos órgãos ligados à doença, como pulmões, rins, baço, etc. Através de uma avaliação descobrimos os meridianos afetados naquela pessoa, pois varia em cada caso”, diz. O sistema imunológico é bastante fortalecido com a técnica.
Tylá recomenda que, se possível, a pessoa interessada busque a acupuntura antes da época em que os surtos alérgicos costumam aparecer. “Isso fará com que o organismo esteja preparado para processar os alergênicos antes dos sintomas aparecerem”, ensina. Caso a alergia já esteja instalada, a acupuntura costuma trazer alívio muitas vezes imediato. “É comum alguns minutos após a aplicação das agulhas o paciente já notar que o nariz está descongestionado e a ardência dos olhos passou”, comenta.
   Outra vantagem da acupuntura, além do sucesso no tratamento, é a ausência de efeitos colaterais.“Alguns medicamentos dão sono, outros nos incham, retém líquidos e nem sempre são eficazes. A acupuntura é uma terapia alternativa discreta e de efeitos visíveis”, afirma a especialista. Tylá recomenda uma ajudinha para potencializar ainda mais os resultados, como lavar as roupas de cama, evitar o pó, agasalhar-se adequadamente e praticar exercícios físicos que aumentam a capacidade respiratória. “Unir a acupuntura e esses cuidados diários dão uma grande ajuda a quem vive escorado em lencinhos dia após dia”, finaliza.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

*Tratamento da Acne com auxílio da Acupuntura*


A  Acne é uma doença da pele, que surge com maior frequência na adolescência e que dependendo do tipo de lesões apresentadas pode provocar consequências físicas como cicatrizes, mas  apresenta principalmente consequências psicológicas que se podem tornar muito graves.
A Acne afeta principalmente a zona do rosto, mas também pode surgir nas costas, no peito, ombros e braços. Existem diversos tratamentos para a acne, no entanto a sua maioria apresenta uma agressividade significativa ao organismo, pois implicam no  uso de antibióticos ou tratamentos hormonais. A Acupuntura em conjunto com a fitoterapia é uma  alternativa eficaz para o tratamento da acne, curando o corpo e a alma, de acordo com os princípios da Medicina Tradicional Chinesa.




Tratamento da Acne em Geral
Tsubos: P1, P2, IG1, E3, E6, BP21, B12
Tratamento da Acne e Furunculose
Tsubos: VG20, IG4, IG11, BP6, P4, P7
Qualquer tratamento de Acupuntura, deve ser feito por um profissional com as devidas qualificações.
O tratamento da acne recorrendo à acupuntura, depende muito da gravidade das lesões apresentadas, isto é do tipo de borbulha e também do tipo de pele do paciente, no entanto os efeitos em média, começam a ser visíveis a partir da 3ª sessão.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

*Reiki e as 7 glândulas*






   Interessante notar que mesmo antes dos avanços da medicina e descobertas sobre as glândulas, os povos do oriente, hindus principalmente, já tratavam do conceito de chakras localizados exatamente nas mesmas regiões destas glândulas do corpo humano.
   O método utilizado é através da colocação das mãos nas regiões das sete glândulas do corpo humano, que são os centros energéticos por onde tudo é captado. A energia
vital (Ki ou Chi) é trazida para essas regiões revitalizando todos os setores do corpo humano que são coordenados por essas regiões, conseqüentemente trataremos das doenças respectivas.


   Além disso, por se tratar da energia de vida do universo, a Cura se processa no espiritual, emocional, no passado e no futuro de cada um. Com o Reiki, podemos limpar traumas, medos, frustrações, raivas, rancores do passado, bem como, preparar cada momento do futuro. Podemos também, tratar de pessoas a distância desde que elas autorizem.

   As glândulas são as Supra-renais, as pancreáticas, timo(cardíaco), as gônadas(sexuais), tireóide, pituitária e Pineal.

   Quando elas estão bloqueadas ou em desequilíbrio provocam disfunções e problemas físicos, a saber respectivamente:


Supra-renais: raiva, impaciência, apego, materialismo, culpa, vícios, vergonha, violência, morte e dor, insuficiência renal, coluna vertebral, ossos, dentes, intestino grosso, ânus, reto, próstata, anemia, excesso de peso, pressão baixa, fadiga, pouca tonicidade muscular, problemas de circulação, desequilíbrio na temperatura do corpo, leucemia e tensão nervosa.

Gônadas (Glândulas sexuais): controle, sujeição ou insatisfação sexual, promiscuidade, rejeição, solidão, ressentimentos, vingança, ciúme, inveja, depressão, sistema reprodutor, bexiga, quadris, pernas, pés, nervo ciático, espasmos musculares, cãibras, cólicas, desordens menstruais e desequilíbrios hormonais.

Pancreáticas: ansiedade, preocupação, indecisão, preconceito, desconfiança, negligência, mentira, baço, estomago, fígado, vesícula, intestino delgado, parte inferior das costas, sistema nervoso vegetativo, sentimento de inferioridade, falta de lógica e razão, insegurança e insônia.

Timo: desilusão, transição, pânico, depressão, coração, arritmia cardíaca, sistema circulatório, brônquios e aparelho respiratório, parte superior das costas, nervo vago, pele, rubor, pressão alta, colesterol alto, palpitações, acidose, síndrome de pânico e incapacidade de amar.

Tireóide: Fracasso, apatia, desespero, limitação, medo, insegurança, auto reprovação, submissão, garganta, amídalas, laringe, cordas vocais, esôfago, suscetibilidades de infecções virais e bacterianas, resfriados, amidalites, faringites, dores musculares e de cabeça (nuca), problemas dentários, endurecimento dos maxilares (bruxismo), herpes e medo de fracasso na vida social.

Pituitária: Ganância, arrogância, tirania, rigidez, alienação, sistema nervoso central, olhos (cegueira, catarata, glaucoma), ouvido (surdez), nariz (renite), falta de raciocínio lógico, vícios de drogas, álcool e outras compulsões.

Pineal: Neuroses, irracionalidade, desorientação, fobias, histeria, obsessão, cérebro, insônia, enxaqueca, disfunções sensoriais, neuroses, histeria, obsessão e materialismo.

O Reiki trará para as glândulas a energia para que elas possam ter suas funções corretas e saudáveis, a saber:

Supra-renais: sobrevivência e existência terrena, ligação com o mundo material e energia física.

Gônadas (glândulas sexuais): reprodução e sexualidade.

Pancreáticas: personalidade, vitalidade, ação e vontade, paz e harmonia, auto-estima, proteção contra vibrações negativas.

Timo: amor incondicional, união, sistema imunológico.

Tireóide: comunicação, criatividade, iniciativas, independência.

Pituitária: intuição, percepção, raciocínio lógico.

Pineal: ligação com energias superiores, plenitude de ser.

   Portanto, a energia liberada pela Terapia Reiki reequilibra seu organismo, sua saúde, ativa o processo natural de auto-cura do organismo, desbloqueia aspectos emocionais e ainda traz uma grande paz interior.




quinta-feira, 20 de setembro de 2012

* Harmonizando os chackras através dos alimentos*


Harmonizar os chakras é fazer com que todas as suas partes estejam presentes a cada passo que você der e a cada decisão que você tomar. É o mesmo que estar inteiro, completo, agindo em sua totalidade a cada momento de sua vida. Com eles alinhados, recuperamos o ritmo e o equilíbrio, agregando bom-senso ao nosso mundo e às nossas escolhas.
Para equilibrar esse centros, podemos recorrer aos mais diferentes tipos de artifícios: mantras, alimentos, cores… Até mesmo a observação da natureza pode nos ajudar a reencontrar nosso centro.


Chakra Básico: Para equilibrar esse chakra, devemos observar e sentir Sol nascente ou poente ou então sentar e sentir a terra. O mantra para sua ativação é LAM e os alimentos que nos ajudam a alinhá-lo são os ricos em carotenóides: acerola, cereja, maçã, melancia, morango, tomate, etc.


Chakra Umbilical: O contato com a natureza que devemos ter para alinhar o chakra umbilical é observar a Lua, principalmente quando estiver cheia, e sentir as águas, sejam naturais ou do próprio banho. A alimentação ideal para seu equilíbrio é a ingestão de muitos líquidos, frutas e hortaliças como a abóbora, tangerina, damasco, cenoura, mamão, laranja. O mantra que se relaciona a este chakra é o VAM.



Chakra Esplênico ou do Plexo Solar: A harmonia desse chakra pode ser conquistada através da observação da luz solar e de campos amarelos, como os de trigo ou de girassóis. O mantra para ele é o RAM (Lê-se como o “R” na palavra “cara”) e os alimentos que o equilibra são aqueles ricos em amidos e carboidratos, como por exemplo batatas inglesas, bananas, abacaxi, milho e melão.



Chakra Cardíaco: Este chakra pode ser equilibrado com  passeios em meio a campos verdes ou com a observação de flores cor-de-rosa. Seu mantra é o YAM.Folhas, legumes e frutas verdes, como o alface, o abacate, o kiwi e o limão, ajudam a alinhar esse chakra.


Chakra Laríngeo: O mantra que propicia a harmonização desse chakra é o HAM (lê-se como na palavra carro, ou seja, “RRAM”). Outra forma de equilibrá-lo é a observação do céu azul e o reflexo do céu na água. Se você comer todos os tipos de frutas, das mais variadas cores, também estará alinhando-o.



Chakra Frontal: Observe o céu noturno e sentirá esse chakra estar cada vez mais equilibrado. O som mântrico que o harmoniza é o SHAM e os alimentos responsáveis por sua harmonia são aqueles ricos em vitamina B, como framboesa, figo, uva roxa, jabuticaba, amora. Também recomenda-se a ingestão de chás refrescantes, como os de  hortelã e menta.


Chakra Coronário: Para equilibrar este centro energético, responsável por nosso contato com o divino, devemos observar o horizonte e/ou chegar ao alto de uma montanha. Podemos, também, comer alimentos ricos em vitamina B e flavonóides, como aipim, alho, banana, cebola, graviola, pêra, entre outros. O mantra deste chakra é o som universal OM.



Lembre-se de que acordar os nossos Chakras é despertar a riqueza que diferencia o ser humano das outras formas de manifestação vivas.
Aproveito a oportunidade para deixar um breve exercício, que pode ser feito todos os dias de manhã para nos ajudar a alinhar todos os nossos centros energéticos.
Exercício para o equilíbrio dos chakras

Sente-se ou deite-se confortavelmente. 
Respire profundamente, relaxe, e sinta cada parte de seu corpo.
A partir disso, Comece a entoar os mantras na seguinte ordem, concentrando sua energia em cada um dos chakras:
LAM, VAM, RAM, YAM, HAM, SHAM, OM
Repita os mantras até se sentir a energia fluir de forma harmônica por todas as partes de seu corpo. 
(Lembre-se que o HAM se lê como na palavra carro, ou seja, “RRAM” e o RAM tem o “R” como na palavra “cara”)

Fonte:espiritualizarpazeluz.blogspot.com.br

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

*Uso do Laser*


A Laser-Acupuntura consiste na estimulação dos pontos de Acupuntura com o Laser de Baixa Intensidade e com baixo efeito térmico.
O LASER (Light Amplification by Stimulated Emission Radiation) ou amplificação da luz através da emissão estimulada de radiação, possui um feixe de luz monocromático, coerente e polarizado. É uma luz de cor pura, com um mesmo comprimento de onda, altamente direcional e com um mínimo de desvio.
Na Laser-Acupuntura é utilizado o Laser de Baixa Intensidade, com comprimento de onda de 660nm (vermelho) que gera pouquíssimo calor na pele, porém com alta penetração nos pontos de acupuntura que podem ser sentidos pelo paciente não como dor, mas como sensação.
O aparelho não entra em contato com a pele do paciente, o feixe de laser é visível e não causa danos a pele. Somente o efeito da luz do feixe laser promove o efeito desejado.
Além dos Princípios da MTC (Medicina Tradicional Chinesa) e da Acupuntura Científica, A Laser Acupuntura baseia-se nos efeitos biológicos do Laser, promovendo biomodulação, analgesia e anti-inflamação. Há estudos que mostram que a estimulação do laser em artroses podem promover melhora da produção do líquido sinovial (que lubrifica as articulações) melhorando a qualidade de vida nestes pacientes, muitas vezes não tornando mais necessária a intervenção cirúrgica nos casos mais graves.
O laser verde é muito usado em crianças. O vermelho é o mais comum em adultos.
Grande parte dos pontos de acupuntura são facilmente estimulados pelo Laser.
 Principais aplicações:
Artrose dos dedos das mãos  
 Depressão
 Artrose Cervical, Dorsal e Lombar
 Ansiedade
 Artrose do Joelho 
Acne
Artrite dos dedos das mãos
Herpes
Artrite do Joelho  
Torcicolo
Fasceíte Plantar
Prevenção da Enxaqueca
Túnel do Carpo   
Sinusite
Epicondilite
Nevralgias em geral
 Ciatalgia (Dor no nervo ciático)
Paralisia Facial
Nevralgia do Trigêmio
Rinite Alérgica
Dor e Disfunção de ATM  
Dores de Coluna em Geral

            A Laser-Acupuntura é classificada como CLASSE IIIB, e constitui perigo ocular. Destacamos a necessidade de proteção ocular, com óculos específicos, durante toda a aplicação.


quarta-feira, 12 de setembro de 2012

*Acupuntura x Infertilidade*


    A acupuntura e a moxabustão sãopráticas que podem ser complementares ao tratamento da infertilidade, tanto a masculina como a feminina. Entretanto, não é um método milagroso, é necessário também um acompanhamento com um médico especialista.
    Com o uso das técnicas de medicina chinesa observou-se um aumento do fluxo sanguíneo para o útero e com aumento da espessura endometrial. Isso acarretou uma melhora na receptividade aos embriões.
    A utilização da  acupuntura diminui a ansiedade e o stress psicológico, através da inserção da agulha em  pontos específicos, e pela liberação das endorfinas regulariza os hormônios do ciclo menstrual.
    No caso de homens com alterações no espermograma podem apresentar melhora após algumas sessões, conforme citado pelo  urologista Edison Gurfinkel da UNIFESP.
    Num estudo publicado na Fertility e Sterility, revista especializada em infertilidade, observou-se um aumento dos índices de gestação com o uso da acupuntura em mulheres que se submeteram a FIV (fertilizaçao in vitro), de 42,5% em relação ao grupo que não usou a acupuntura (26,3%).
Por tantos benefícios apresentados, não há contraindicação para o uso da acupuntura, porque as agulhas são extremamente finas e, por isso, não causam hemorragia e nem incomodo. O medo de agulhas pode ser a única reação negativa, porém elas podem ser substituídas pela moxabustão ou laser.


quarta-feira, 22 de agosto de 2012

*Anorexia e MTC*


A Anorexia é o comportamento persistente que uma pessoa apresenta em manter seu peso corporal abaixo dos níveis esperados para sua estatura, juntamente a uma visão distorcida do seu próprio corpo, que leva o paciente a ver-se como "gordo". Apesar das pessoas em volta notarem que o paciente está abaixo do peso, que está magro ou muito magro, o paciente insiste em negar, em emagrecer e perder mais peso.

Estímulos desencadeantes
A anorexia costuma ser desencadeada ou mantida de algum modo por diferentes estímulos. Alguns destes estímulos desencadeantes incluem:
·         O abuso físico.
·         Um divórcio na família.
·         O abuso sexual, o estupro.
·         A perda do posto de trabalho, um novo posto de trabalho.
·         Alguma morte.
·         As mudanças da adolescência.
·         A agressão verbal, as advertências rudes.
·         O casamento.
É sabido que todas estas situações podem desencadear um transtorno alimentar. Mas, um dos estímulos não mencionados que podem desencadear uma desordem alimentar são as fotos de anorexia. Este estímulo desencadeante coloca imagens na mente das pessoas, deixando elas se sentindo inadequadas e despertando ao mesmo tempo uma viva admiração por essas fotos.
Para alguém que apresenta um transtorno alimentar, as fotos de anorexia que glorificam a doença, enfatizando a chamada "sensualidade", criam inveja e descontentamento. Quando alguém com anorexia vir uma foto a favor da doença, pode se sentir encorajado a continuar sua desordem ou segui-la de uma forma mais radical.
Estas fotos têm um efeito intenso e irracional nas pessoas. Esse efeito inclui o receio de ganhar gordura e peso corporal e a férrea determinação de emagrecer.
Outros efeitos incluem a concepção errada sobre a forma e o peso corporal, em tal medida que a pessoa pode se sentir com sobrepeso, mesmo quando o emagrecimento é evidente para os outros. Em vez de ver todos os aspectos negativos das fotos, aqueles com o transtorno alimentar apenas veem extrema magreza, algo que eles desejam.
Na realidade, a maioria das fotos de anorexia indica graves problemas médicos, tais como transtornos digestivos, ossos fracos, problemas cardíacos, pele e cabelo secos, degeneração muscular, diminuição do funcionamento cerebral e transtornos do sistema reprodutor. Todos estes problemas são riscos perigosos associados com a anorexia, transtorno alimentar com várias causas subjacentes.
O tratamento é mais do que aliviar os sintomas. Até que todos os componentes causadores do transtorno não sejam tratados, o problema principal será mais uma manifestação entre outras.
A acupuntura e a Medicina Tradicional Chinesa no tratamento da anorexia nervosa
A  Medicina Tradicional Chinesa (MTC) tem tratado doenças por milhares de anos e inclui a acupuntura, a farmacologia chinesa, a massagem e outras técnicas. Além das terapias padrões, a MTC, especialmente a acupuntura, é inestimável devido a que trata singularmente os desconfortos emocionais e físicos da anorexia nervosa.
As complicações médicas da anorexia nervosa comprometem múltiplos sistemas do corpo, que incluem os sistemas cardíaco, gastrointestinal e endócrino. Os problemas resultantes podem provocar de dores de cabeça até infertilidade.
Os problemas médicos que cria a anorexia nervosa podem ser ameaças vitais (pelo qual requer da avaliação e tratamento ocidental). Até mesmo, aquelas deficiências orgânicas que não são ameaças vitais, porém, são incômodas e podem interferir seriamente nos esforços de recuperação.
Exemplos importantes disto são os sintomas associados com o sistema digestivo, um dos sistemas mais alterados do corpo. Na anorexia nervosa, os sintomas dessa alteração podem incluir distensão abdominal, náusea, constipação, diarréia, desconforto abdominal, Síndrome de Intestino Irritável (SII) e refluxo ácido.
Todos estes problemas dificultam a recuperação total da saúde e da normalidade.
A acupuntura tem uma história de tratamento efetivo dos sintomas anteriores, aliviando a angústia da recuperação até o corpo funcionar efetivamente por si só. De acordo com a teoria da MTC, todas estas queixas resultam do dano provocado aos órgãos e meridianos da digestão.
O tratamento tem o objetivo de restabelecer o fluxo energético e a função normal. Mediante este restabelecimento do equilíbrio, a acupuntura trata sintomas tais como distensão abdominal, diarréia, constipação, náusea e refluxo.
A acupuntura trata queixas agudas e crônicas e o restabelecimento do equilíbrio energético do corpo pode ajudar a prevenir disfunções orgânicas futuras.
Além das queixas físicas, as tendências e desequilíbrios emocionais estão intimamente envolvidos nas causas e efeitos da anorexia nervosa. A angústia mental e emocional associada com a anorexia nervosa pode ser agoniador e não está sempre completamente claro se as emoções e o humor causam ou mantém a anorexia nervosa.
As queixas incluem depressão, ansiedade, sintomas obsessivos, insônia, retraimento social, irritabilidade e impulsividade.
Dada a natureza emocional destas desordens, as terapias que aliviam a aflição e acalmam a agitação são inestimáveis. O sentimento de relaxamento mental e físico é frequentemente o primeiro efeito da acupuntura que os pacientes notam e esta redução da tensão pode oferecer uma suspensão das manifestações constantes e exaustivas da anorexia nervosa de um modo diferente às outras terapias.
Mediante o restabelecimento do equilíbrio da energia corporal, a acupuntura diminui a agitação mental e emocional e permite o retorno ao estado natural de equilíbrio. Isto tem implicações profundas na forma em que o indivíduo lida com as situações cotidianas, fazendo a recuperação mais confortável e completa.
A anorexia nervosa é miserável e perigosa. Não obstante, a decisão de se recuperar, de desafiar a doença, pode ser desencorajador.
Não há cura ou tratamentos mágicos, mas existem recursos significativos para tratar estas desordens. A acupuntura e a MTC são ferramentas poderosas para ajudar a consertar o dano físico e emocional, como também ajudam a aliviar a angústia de combater a anorexia nervosa.
Elas permitem a recuperação com efeitos colaterais mínimos e oferecem uma dimensão holística de tratar o corpo, a mente e as emoções simultaneamente. A adição da acupuntura e da Medicina Tradicional Chinesa à psicoterapia e ao cuidado médico ocidental cria um tratamento abrangente que ajuda a recuperar o corpo, os pensamentos e a vida da pessoa.