quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

*Joelho e Acupuntura*



A Medicina Tradicional Chinesa não usa os modernos recursos diagnósticos utilizados
pela Medicina Ocidental como Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética
dentre outros, para formular o diagnóstico do paciente, mas sim apenas os dados
levantados a partir do exame clínico e relato do paciente. Esse exame clínico consiste na
anamnese, avaliação da língua, pulso,  palpação, características  físicas onde serão
somados aos princípios teóricos do Yin e Yang, Cinco Elementos, Fatores de doença,
Orgãos e Vísceras(CHONGHUO,1993).
O joelho é uma das mais importantes articulações do corpo e muito utilizada no dia-dia portanto acaba apresentando algum tipo de problema levando a dor nessa região. Este trabalho tem como objetivo fazer um levantamento bibliográfico da articulação do joelho; verificar pontos de acupuntura para o tratamento da dor no joelho.
Na prática de Acupuntura, a palpação cuidadosa dos músculos e  a inserção adequada das agulhas ajudam a localizar e dissolver os pontos sensíveis por meio do relaxamento  dos músculos, da remoção das tensões mecânicas e químicas das estruturas do joelho e da promoção  de um ambiente fisiológico de cura que aumenta a nutrição e o suprimento de oxigênio para promover uma circulação melhor(MA, 2006).
No tratamento da dor na articulação do joelho os pontos da acupuntura sistêmica que podemos usar são:Intestino Grosso 4 (IG4), Intestino Grosso 11 (IG11), Estômago  34(E34), Estômago 35 (E35), Baço-Pâncreas 10 (BP10), Fígado 8 (F8) e pontos Ashi (pontos de dor).
Na Medicina Tradicional Chinesa o joelho é regido pelo Fígado e juntamente com os
meridianos que estão passando por esta região. Sendo três Yang e três Yin, totalizando  seis meridianos. Dos três Yang temos Estômago, Vesícula  Biliar, Bexiga e os  meridianos Yin são Fígado, Rim e Baço-Pâncreas.  Na Medicina Tradicional Chinesa esses meridianos são responsáveis pelas atividades da articulação do joelho, dos nervos, assim como são responsáveis no processo de adoecimento não traumático do joelho.
Segundo Yamamura(2001), as dores em geral são causadas por plenitude ou vazio. As dores por plenitude são devidas ao ataque de um Qi perverso externo ou á estagnação de  Qi e de sangue ou a formação de agregados de mucosidades impuras, verminoses ou um  embaraço gastrointestinal que impedem a circulação do QiXue(sangue) causando o aparecimento da dor. As dores por vazios podem ser causadas por insuficiência de Qi e de sangue, diminuição do Yin Jing que não alimenta mais as vísceras e os meridianos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário