quarta-feira, 22 de agosto de 2012

*Anorexia e MTC*


A Anorexia é o comportamento persistente que uma pessoa apresenta em manter seu peso corporal abaixo dos níveis esperados para sua estatura, juntamente a uma visão distorcida do seu próprio corpo, que leva o paciente a ver-se como "gordo". Apesar das pessoas em volta notarem que o paciente está abaixo do peso, que está magro ou muito magro, o paciente insiste em negar, em emagrecer e perder mais peso.

Estímulos desencadeantes
A anorexia costuma ser desencadeada ou mantida de algum modo por diferentes estímulos. Alguns destes estímulos desencadeantes incluem:
·         O abuso físico.
·         Um divórcio na família.
·         O abuso sexual, o estupro.
·         A perda do posto de trabalho, um novo posto de trabalho.
·         Alguma morte.
·         As mudanças da adolescência.
·         A agressão verbal, as advertências rudes.
·         O casamento.
É sabido que todas estas situações podem desencadear um transtorno alimentar. Mas, um dos estímulos não mencionados que podem desencadear uma desordem alimentar são as fotos de anorexia. Este estímulo desencadeante coloca imagens na mente das pessoas, deixando elas se sentindo inadequadas e despertando ao mesmo tempo uma viva admiração por essas fotos.
Para alguém que apresenta um transtorno alimentar, as fotos de anorexia que glorificam a doença, enfatizando a chamada "sensualidade", criam inveja e descontentamento. Quando alguém com anorexia vir uma foto a favor da doença, pode se sentir encorajado a continuar sua desordem ou segui-la de uma forma mais radical.
Estas fotos têm um efeito intenso e irracional nas pessoas. Esse efeito inclui o receio de ganhar gordura e peso corporal e a férrea determinação de emagrecer.
Outros efeitos incluem a concepção errada sobre a forma e o peso corporal, em tal medida que a pessoa pode se sentir com sobrepeso, mesmo quando o emagrecimento é evidente para os outros. Em vez de ver todos os aspectos negativos das fotos, aqueles com o transtorno alimentar apenas veem extrema magreza, algo que eles desejam.
Na realidade, a maioria das fotos de anorexia indica graves problemas médicos, tais como transtornos digestivos, ossos fracos, problemas cardíacos, pele e cabelo secos, degeneração muscular, diminuição do funcionamento cerebral e transtornos do sistema reprodutor. Todos estes problemas são riscos perigosos associados com a anorexia, transtorno alimentar com várias causas subjacentes.
O tratamento é mais do que aliviar os sintomas. Até que todos os componentes causadores do transtorno não sejam tratados, o problema principal será mais uma manifestação entre outras.
A acupuntura e a Medicina Tradicional Chinesa no tratamento da anorexia nervosa
A  Medicina Tradicional Chinesa (MTC) tem tratado doenças por milhares de anos e inclui a acupuntura, a farmacologia chinesa, a massagem e outras técnicas. Além das terapias padrões, a MTC, especialmente a acupuntura, é inestimável devido a que trata singularmente os desconfortos emocionais e físicos da anorexia nervosa.
As complicações médicas da anorexia nervosa comprometem múltiplos sistemas do corpo, que incluem os sistemas cardíaco, gastrointestinal e endócrino. Os problemas resultantes podem provocar de dores de cabeça até infertilidade.
Os problemas médicos que cria a anorexia nervosa podem ser ameaças vitais (pelo qual requer da avaliação e tratamento ocidental). Até mesmo, aquelas deficiências orgânicas que não são ameaças vitais, porém, são incômodas e podem interferir seriamente nos esforços de recuperação.
Exemplos importantes disto são os sintomas associados com o sistema digestivo, um dos sistemas mais alterados do corpo. Na anorexia nervosa, os sintomas dessa alteração podem incluir distensão abdominal, náusea, constipação, diarréia, desconforto abdominal, Síndrome de Intestino Irritável (SII) e refluxo ácido.
Todos estes problemas dificultam a recuperação total da saúde e da normalidade.
A acupuntura tem uma história de tratamento efetivo dos sintomas anteriores, aliviando a angústia da recuperação até o corpo funcionar efetivamente por si só. De acordo com a teoria da MTC, todas estas queixas resultam do dano provocado aos órgãos e meridianos da digestão.
O tratamento tem o objetivo de restabelecer o fluxo energético e a função normal. Mediante este restabelecimento do equilíbrio, a acupuntura trata sintomas tais como distensão abdominal, diarréia, constipação, náusea e refluxo.
A acupuntura trata queixas agudas e crônicas e o restabelecimento do equilíbrio energético do corpo pode ajudar a prevenir disfunções orgânicas futuras.
Além das queixas físicas, as tendências e desequilíbrios emocionais estão intimamente envolvidos nas causas e efeitos da anorexia nervosa. A angústia mental e emocional associada com a anorexia nervosa pode ser agoniador e não está sempre completamente claro se as emoções e o humor causam ou mantém a anorexia nervosa.
As queixas incluem depressão, ansiedade, sintomas obsessivos, insônia, retraimento social, irritabilidade e impulsividade.
Dada a natureza emocional destas desordens, as terapias que aliviam a aflição e acalmam a agitação são inestimáveis. O sentimento de relaxamento mental e físico é frequentemente o primeiro efeito da acupuntura que os pacientes notam e esta redução da tensão pode oferecer uma suspensão das manifestações constantes e exaustivas da anorexia nervosa de um modo diferente às outras terapias.
Mediante o restabelecimento do equilíbrio da energia corporal, a acupuntura diminui a agitação mental e emocional e permite o retorno ao estado natural de equilíbrio. Isto tem implicações profundas na forma em que o indivíduo lida com as situações cotidianas, fazendo a recuperação mais confortável e completa.
A anorexia nervosa é miserável e perigosa. Não obstante, a decisão de se recuperar, de desafiar a doença, pode ser desencorajador.
Não há cura ou tratamentos mágicos, mas existem recursos significativos para tratar estas desordens. A acupuntura e a MTC são ferramentas poderosas para ajudar a consertar o dano físico e emocional, como também ajudam a aliviar a angústia de combater a anorexia nervosa.
Elas permitem a recuperação com efeitos colaterais mínimos e oferecem uma dimensão holística de tratar o corpo, a mente e as emoções simultaneamente. A adição da acupuntura e da Medicina Tradicional Chinesa à psicoterapia e ao cuidado médico ocidental cria um tratamento abrangente que ajuda a recuperar o corpo, os pensamentos e a vida da pessoa.


2 comentários:

  1. Olá
    gostaria de encaminhar uma sugestão de pauta para agenda sobre a vinda de Sabina Pettitt ao Brasil.
    A Sabina é especialista em Medicina TRadicional Chinesa e também é a criadora das Essências Florais e Marinhas do Pacífico.
    Para qual email posso encaminhar a sugestão?
    Abs!
    Fernanda (fernandatarkan@gmail.com)

    ResponderExcluir