sexta-feira, 26 de outubro de 2012

*MTC x Síndrome do Túnel do Carpo*




 A Síndrome do túnel do carpo é uma neuropatia resultante da compressão do nervo mediano no canal do carpo, estrutura anatômica que se localiza entre a mão e o antebraço. Neste local passam, além do nervo mediano, os tendões flexores que são revestidos pelo tecido sinovial. Qualquer situação que aumente a pressão dentro do canal provoca compressão do nervo mediano, acarretando na síndrome do túnel do carpo.

O carpo pode ser comprometido  devido a uma compressão a distância, compressão do nervo mediano em outras regiões, dentre elas músculos ou ossos, referindo a dor a região do punho.
Na medicina tradicional chinesa (MTC) o punho é regido pelo coração juntamente com os meridianos que estão passando pela região. Na MTC a matriz emocional relacionada ao punho é a frustração  e os meridianos envolvidos são circulação e sexo, pulmão e intestino delgado.

O aparecimento do quadro da síndrome do túnel do carpo, excetuando-se os casos traumáticos, deve-se a obstrução de Qi e de Xue (sangue), do  canal de energia principal do Xin Bao Luo (circulação e sexo), e de seu canal de energia tendinomuscular. A obstrução é consequente á penetração de energias perversas; frio, umidade, vento, promovendo em conseqüência o aparecimento do processo inflamatório e hipercelularidade.

O osteopata é capaz de verificar tais níveis de compressão, mobilizando ou manipulando regiões que agem no sentido de descompressão do nervo. Oferecendo desta forma um ótimo prognóstico.

Para o alívio das dores, vem sendo utilizado técnicas da Medicina Tradicional Chinesa. Segundo Ma (2006) na prática de acupuntura, a palpação cuidadosa dos músculos e a inserção adequada das agulhas ajudam a localizar e dissolver os pontos sensíveis por meio do relaxamento dos músculos, da remoção das tensões mecânicas e químicas e da promoção de um ambiente fisiológico de cura que aumenta a nutrição e o suprimento de oxigênio para promover uma circulação melhor.

Pode-se utilizar no tratamento de síndrome do túnel do carpo os pontos locais:
CS6, CS5, TA4, P11, ID3, ID4, ID5, C7, IG11 e uma dupla de vasos maravilhosos TA5
– VB41.


Nenhum comentário:

Postar um comentário