quarta-feira, 12 de setembro de 2012

*Acupuntura x Infertilidade*


    A acupuntura e a moxabustão sãopráticas que podem ser complementares ao tratamento da infertilidade, tanto a masculina como a feminina. Entretanto, não é um método milagroso, é necessário também um acompanhamento com um médico especialista.
    Com o uso das técnicas de medicina chinesa observou-se um aumento do fluxo sanguíneo para o útero e com aumento da espessura endometrial. Isso acarretou uma melhora na receptividade aos embriões.
    A utilização da  acupuntura diminui a ansiedade e o stress psicológico, através da inserção da agulha em  pontos específicos, e pela liberação das endorfinas regulariza os hormônios do ciclo menstrual.
    No caso de homens com alterações no espermograma podem apresentar melhora após algumas sessões, conforme citado pelo  urologista Edison Gurfinkel da UNIFESP.
    Num estudo publicado na Fertility e Sterility, revista especializada em infertilidade, observou-se um aumento dos índices de gestação com o uso da acupuntura em mulheres que se submeteram a FIV (fertilizaçao in vitro), de 42,5% em relação ao grupo que não usou a acupuntura (26,3%).
Por tantos benefícios apresentados, não há contraindicação para o uso da acupuntura, porque as agulhas são extremamente finas e, por isso, não causam hemorragia e nem incomodo. O medo de agulhas pode ser a única reação negativa, porém elas podem ser substituídas pela moxabustão ou laser.


Nenhum comentário:

Postar um comentário