quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

* Wu Shen*

      Os Cinco Espíritos – Wu Shen

   Shen, Hun, Po, Yi e Zhi são aspectos mentais da Medicina Tradicional Chinesa. 

   Representam a consciência, a alma, os instintos, a intenção, a direção do pensamento e a vontade de viver.

   Shen, Hun, Po, Yi e Zhi não são separados, fazem parte da mesma estrutura psíquica e espiritual do homem, com características que as distinguem, mas sem separa-las.

   Shen é o espírito, a consciência, está no alto, junto com o elemento Fogo e ao verão. Seu movimento é o da claridade, expansão e conexão com o alto, atributos da mente, da consciência e do espírito. Os outros: Hun, Po, Yi, e Zhi, são desdobramentos do Shen.

   Hun é a alma etérea. Associado ao elemento Madeira e a primavera , ele faz o movimento de ascenção, de abertura e de crescimento.

   Po é a alma corporal ou a trama e o arcabouço corporal. Encontra-se no outono, no elemento Metal. Seu movimento é de descida e início de recolhimento, necessários para agrupar ou juntar a energia de sustentação do ser.

   Yi está no centro, é o raciocínio e a lógica. Pertence ao elemento Terra e o seu movimento é o de centrar ou de dar referências aos outros.

   Zhi está no norte (hemisfério frio da China), seu elemento é a Água e a sua estação é o inverno, o máximo do recolhimento, de onde surgirá a vida e sua força, a vontade de viver.


Nenhum comentário:

Postar um comentário