quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Discussão Minuciosa Acerca do Oco e do Sólido, da Repleção e da Insuficiência do Corpo


O Imperador Amarelo perguntou:
- O que significa repleção e vazio?
Ch´i Po respondeu:
- Quando as influências prejudiciais são abundantes, pode-se falar de repleção; quando as essências estão diminuídas, pode-se falar de vazio.
O imperador perguntou:
- Que que se pode fazer no tocante ao vazio e à repleção?
Ch´i Po respondeu:
- Quando a respiração é deficiente, os pulmões estão vazios; quando a respiração é insubmissa, os pés estão frios. Se isto não acontece ao mesmo tempo, o paciente viverá; se acontece ao mesmo tempo, o paciente morrerá. Todas as restantes vísceras funcionam semelhantemente.
O imperador perguntou:
- Que significa duplamente cheio?
Ch´i Po respondeu:
- A chamada repleção dupla é descrita como grandes febres, vapores quentes e pulso cheio. A todos estes fenômenos chama-se repleção dupla.
O imperador perguntou:
- Quando as artérias e as veias estão todas demasiado cheias, que se pode fazer? Podem ser tratadas e curadas?
Ch´i Po respondeu:
- Quando as artérias e as veias estão cheias, o pulso “polegada” torna-se acelerado e apressado e o pulso “cúbito” torna-se atrasado. Tudo isso deve ser tratado. Por isso, diz-se: Quando o pulso está suave, então está complacente; quando está violento e irregular, então está em desordem. Daí que a repleção e o vazio devam ser distribuídos em conformidade com a forma primitiva de cada categoria: assim as cinco vísceras, os ossos e a carne funcionarão suavemente e com proveito e vontade durarão muito tempo.
O imperador perguntou:
- Que se pode fazer quando o vigor das veias é insuficiente e o vigor das artérias é excessivo?
Ch´i Po respondeu:
- Que acontece quando o vigor das veias é insuficiente e o vigor das artérias excessivo? A boca do pulso está quente, enquanto o pulso “cúbito” está frio. O Outono e o Inverno trazem consigo transtornos, enquanto na Primavera e no Verão há ordem. Tudo isto influencia e controla as doenças.
O imperador quis saber:
- Que se pode fazer quando as artérias estão vazias e as veias estão cheias?
Ch´i Po respondeu:
- Quando as artéria estão vazias e as veias estão cheias, o pulso “cúbito” está quente e cheio e a boca do pulso está fria e irregular. A morte ocorrerá durante a Primavera e o Verão e a vida continuará durante o Outono e o Inverno.
O imperador perguntou:
- Como se pode tratar tudo isso?
Ch´i Po respondeu:
- Quando as veias estão cheias e as artérias estão vazias, aplica-se cauterização com moxa arder nas regiões do Yin e aplica-se a agulha de acupuntura nas regiões do Yang. Quando as artérias estão cheias e as veias vazias, aplica-se a agulha de acupuntura nas regiões do Yin e cauteriza-se com moxa a arder nas regiões do Yang.
O imperador perguntou:
- Que significa duplamente vazio?
Ch´i Po respondeu:
- Quando a constituição, ou o vigor do pulso, das regiões superiores do corpo está carecida e o pulso “cúbito” está carecido, chama-se a isso vazio duplo.
O imperador perguntou:
- Como se pode curar?
Ch´i Po respondeu:
- A chamada insuficiência de vigor denota um estado irregular. O vazio do pulso “cúbito” origina uma insuficiência do movimento do pulso. A insuficiência do pulso não se torna aparente nas regiões do Yin, e a norma é a seguinte: Quando o pulso está suave, significa vida; quando o pulso está agitado e irregular, significa morte.
O imperador perguntou:
- Quando a respiração está gelada e as regiões superiores do corpo estão ressequidas e o pulso é cheio e sólido, que acontece?
Ch´i Po respondeu:
- Repleção e suavidade significam vida, mas repleção e desordem significam morte.
O imperador perguntou:
- Quando o pulso está cheio e completo e as mãos e os pés estão gelados e a cabeça está quente, que se pode fazer?
Ch´i Po respondeu:
- Isso significa que a Primavera e o Outono trarão vida, enquanto o Inverno e o Verão trarão morte. Quando o pulso é excessivo, áspero e irregular e quando o corpo todo está quente, isso significa morte.
O imperador disse:
- Quando o fenômeno do pulso está inteiramente completo e o pulso é rápido e de grande firmeza, mas o pulso “cúbito” é agitado e irregular e não como deveria ser ou similar, então a ordem e a conformidade significam vida, enquanto a desordem e a rebelião significam morte.
E o imperador acrescentou:
- Como se deve entender o ditado: Ordem significa vida e desordem significa morte?
Ch´i Po respondeu:
- A chamada ordem significa que mãos e pés estão quentes; a chamada desordem significa que mãos e pés estão frios.
O imperador perguntou:
- Quando uma criança de colo tem uma doença com febre e os movimentos do pulso se suspendem e diminuem, qual é o resultado?
Ch´i Po respondeu:
- Se mãos e pés estão quentes, isso significa vida; se estão frios, significa morte.
O imperador perguntou:
- Quando uma criança de colo tem um “ vento dentro” e febre e a respiração é agitada e sibilante quando a criança repousa os ombros, qual é o estado do pulso?
Ch´i Po respondeu:
- Quando há respiração agitada e sibilante quando os ombros descansam, o pulso é grande e cheio. Quando é lento, significa vida; quando é rápido, significa morte.
O imperador perguntou:
- Quando, ao limparem-se os intestinos e aliviar a natureza, aparece sangue, que significa?
Ch´i Po respondeu:
- Quando o corpo está quente e febril, significa morte; quando o corpo está fresco, significa vida.
O imperador perguntou:
- Quando a limpeza dos intestinos, ao descer, traz espuma branca, que significa?
Ch´i Po respondeu:
- Quando o pulso é profundo, significa vida; quando o pulso é superficial, significa morte.
O imperador perguntou:
- Quando a limpeza dos intestinos, ao descer, traz pus sanguinolento, que significa?
Ch´i Po respondeu:
- Quando o pulso está suspenso e interrompido, significa morte; quando é grande e suave, significa vida.
O imperador perguntou:
- Que acontece quando, em relação com a limpeza dos intestinos, o corpo não está quente e o pulso não está suspenso e interrompido?
Ch´i Po respondeu:
- Quando o pulso é grande e suave, significa vida; quando é suspenso e agitado, significa morte. E também se deve ter em conta a estação de cada uma das cinco vísceras.
O imperador perguntou:
- Que se pode fazer quando o pulso é insuficiente ou demasiado cheio e quando se verificam ataques e demência?
Ch´i Po respondeu:
- Quando o pulso está carecido, a doença pode ser curada; quando o pulso é demasiado cheio, ocorre a morte.
O imperador perguntou:
- Se existe uma doença digestiva (de dissipação e exaustão), que se pode fazer quando o pulso é insuficiente ou quando é demasiado cheio?
Ch´i Po respondeu:
- Quando o pulso é chio e largo, uma doença crônica pode-se curar; quando o pulso é suspenso, pequeno e dura, uma doença crônica não se pode curar.
O imperador perguntou:
- Como se podem conhecer s leis do corpo, as leis dos ossos, as leis do pulso e as leis das extremidades? – E acrescentou: – Durante o apogeu da Primavera, devia-se tratar veias e artérias; durante o apogeu do Verão, devia-se tratar as artérias principais; durante o apogeu do Outono, devia-se tratar os seis intestinos. No Inverno, porém, está tudo fechado e parado, e como está tudo fechado devia-se usar remédios e só recorrer à acupuntura parcimoniosamente. Mas o chamado uso parcimonioso da acupuntura não se refere ao tratamento de úlceras e abcessos profundos, pois não se de permitir que úlceras e abcessos reapareçam pouco tempo depois.
Quando uma úlcera se desenvolve sem sabermos a sua localização exata dentro do corpo, e quando o médico a examina com as mãos, não consegue obter nenhum resultado, pois às vezes é possível palpar subitamente a úlcera e outras vezes ela desaparece também subitamente. Quando o médico aplica acupuntura a um paciente que padece de úlcera, pica a mão três vezes na região do Yin maior, e pica na parte da “Luz Solar” do pé que apresenta uma equimose ou uma contusão, e pica também no yin mo. Pica duas vezes cada uma das partes.
Quando o fenômeno da úlcera torna o antebraço muito quente, o médico pica três vezes a região do Yin Menor do pé. E se mesmo assim o calor não diminui, deve picar três vezes a região da palma da mão e também três vezes a região do Yin Maior da mão e das artérias e veias entre o ombro e as costas.
Quando ocorrem úlceras graves os músculos tornam-se moles e a dor sente-se em toda a parte, a transpiração é incessante e a força da bexiga insuficiente. Então o médico deve tratar a parte das artérias que está escondida dos olhos.
Quando o estômago do paciente causa uma sensação de estar cheio e não pode ser comprimido com a mão, deve-se pegar na mão do doente e tratá-la na região do Yang Maior, porque as artérias e as veias do Yang Maior estão relacionadas com o interior do estômago.
Quando a úlcera ocorre na parte do Yin Menor que fica 7,5 cm abaixo da espinha, o médico cura-a picando essa região cinco vezes com a extremidade redonda da agulha.
Quando um paciente sofre de um transtorno rápido (cólera), o médico cura-o na mesma parte atrás mencionada. Usando o mesmo instrumento cinco vezes; e ao mesmo tempo também trata picando três vezes na região da “Luz Solar” dentro do pé e na parte superior da região do Yin Menor.
Quando um paciente sofre de ataques e sustos súbitos, o médico trata-lhe o pulso cinco vezes e ao mesmo tempo deve-lhe picar cinco vezes cada mão na região do Yin Maior. Também deve picar cinco vezes as artérias das mãos na região do Yin Maior, assim como na região do Yin Menor, deve picar uma vez a artérias e as veias e também uma vez a região da “Luz Solar” no pé, e finalmente deve picar três vezes a parte que fica 12,5 cm acima do tornozelo.
Geralmente, podem-se curar doenças digestivas, ataques, próstata em decadência, paralisia de um lado, impotência e a repleção de vigor que dá origem a transtornos. Quando estas doenças atacam pessoas ricas, são moléstias causadas por alimentação rica. Quando há divisões, obstruções, encerramentos e cortes e o movimento cessa em cima e em baixo, então há doenças ocasionadas por tensão violenta.
Surdez de um lado, obstruções e encerramento e falta de movimento fazem com que o vigor interno aqueça e enfraqueça. Distúrbios do interior, do exterior e do meio são doenças causadas pelo vento. Por isso, manifestam-se por um prolongado estado de emaciação. Manqueira e solas dos pés frios são doenças causadas por vento e umidade.
O imperador acrescentou:
- Quando úlcera amarela se torna violentamente dolorosa, o paciente tem taques, delira e acaba por se comportar contrariamente ao que é natural. Então as cinco vísceras não estão saudáveis, os seis órgãos ocos estão fechados e vedados ao que se produz, a cabeça dói, o ouvido ouve sons e os nove orifícios não funcionam beneficamente com o que é produzido pelo estômago e pelos intestinos.




Fonte: O Livro de Acupuntura do Imperador Amarelo


Nenhum comentário:

Postar um comentário