sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

* Os olhos são a janela da alma*

  Apesar desta frase ser a mais clichê possível, na medicina chinesa podemos dizer que é literalmente verdadeiro.Um dos primeiros pontos que os terapeutas voltados para  acupuntura analisam quando chegamos para uma consulta é o  olhar? O olhar revela o estado geral da Mente (Shen) do indivíduo, além do estado de todos os órgãos vitais. Quando estamos com  os olhos brilhantes, com vitalidade, luminosidade, e movimentação normal, reflete um estado de saúde favorável, especialmente no que diz respeito aos aspectos mais sutis, ou seja, sua Mente e seu Espírito (aspectos psíquicos-emocionais). Um olhar enevoado, sem brilho, fixo ou com movimentos excessivos são um indicativo de um prognóstico difícil, qualquer que seja a desarmonia.
   A  vermelhidão ocular é uma mudança extremamente comum, e na maioria das vezes  é  indicativo de Calor, especialmente no Fígado, Coração e Pulmão. Também podemos notar mudanças de cor para amarelo, azul-esverdeada ou escura.
   No tratamento com  Medicina Chinesa o essencial é tratar uma desarmonia enquanto ainda ela está no nível energético ou começando a dar seus primeiros sinais, não deixando que ela passe para o nível físico. Assim, observe diariamente seus olhos. Eles são um dos indicativos mais fiéis e reveladores de problemas que podem estar começando em você. Percebendo uma mudança, mesmo que sutil, consulte um Acupunturista, que poderá lhe ajudar, explicando a que se deve esse sinal, após fazer um diagnóstico completo.


Fonte: Zen Jhiu

Nenhum comentário:

Postar um comentário