quinta-feira, 12 de julho de 2012

*Chi Kung*


 O Qi Gong (lê-se “Tchi Kun”) é uma prática corporal de origem taoísta fundamentada nos conhecimentos da medicina tradicional chinesa.
Atuando diretamente no sistema energético, o Qi Gong é composto por exercícios físicos e técnicas de respiração e concentração que têm como objetivo principal favorecer a saúde e a vitalidade mental de seus praticantes.

O Qi Gong faz parte da Medicina Tradicional Chinesa, assim como a  acupuntura, a automassagem e a massoterapia chinesa, entre outras divisões. Tem como objetivo  elevar, cultivar a energia no praticante assim como tratar desequilíbrios em seus meridianos, onde estão localizados os pontos utilizados em  acupuntura. Atua na prevenção e tratamento das patologias, trazendo vários benefícios, como redução do estresse, melhora na coordenação motora, fortalecimento das articulações e do corpo em geral, clareza e paz mental.
  Divide-se em três categorias:
  1) Qi Gong marcial – Possui  ênfase no cultivo e fluxo da energia Qi na prática das artes marciais. Procura dar uma base a fim de fortalecer o Qi do praticante para que se recupere mais rápido e evite lesões, aumente seus reflexos, de forma a complementar os treinamentos focados na luta.
  2) Qi Gong terapêutico – Modalidade que visa a prevenção e tratamento das doenças, bem como o fortalecimento da saúde dos praticantes. Sua atuação abrange o fortalecimento e equilíbrio do corpo, da mente e das emoções.
  3) Qi Gong espiritual – Visa ao alcance da iluminação e elevação do indivíduo para que atinja níveis superiores de consciência.
  Existem vários tipos de Qi Gong. Na China Antiga sua prática ficava restrita aos círculos familiares ou a alguns discípulos que eram criteriosamente selecionados. Hoje em dia, principalmente, com o período de abertura na China, está ocorrendo um resgate das práticas tradicionais. Até por conta do grande contigente populacional e a dificuldade de levar assistência médica a áreas distantes das metrópoles, o seu ensino à população tem sido estimulado pelo Governo.
  Outro fator a ser destacado é a inúmera quantidade de pesquisas feitas na China e em outros países sobre a grande eficácia do Qi gong na prevenção e tratamento dos diversos distúrbios de saúde que tanto atingem a população. Neste sentido, o Qi Gong terapêutico tem tido uma boa aceitação nos países ocidentais e sua prática já tem se tornado uma realidade concreta, pela vinda de vários mestres que vieram da China divulgando e ensinado esta valiosa ferramenta de harmonização da Medicina Tradicional Chinesa.
  O Qi Gong emprega como meios para alcançar um fluxo harmonioso de Qi a respiração consciente, a visualização e o movimento consciente. Dependendo da modalidade do Qi Gong, utilizam-se também meditações ativas (com movimentos corporais) ou passivas (com o uso de posturas imóveis). Quanto mais lento for o movimento, maior fluxo de Qi ele irá gerar.
  Por esse motivo o Qi Gong permite que pessoas idosas, e até com comprometimentos mais sérios na saúde possam praticá-lo pois em sua prática os movimentos não precisam de força, mas sim de consciência. O praticante quando finaliza sua execução sente-se revigorado e com mais energia. Ao contrário dos exercícios ocidentais que , com o tempo, demandam um grande gasto energético e restringem sua adesão por pessoas idosas ou com problemas mais sérios de saúde..
O Qi Gong tambem pode ser classificado em mais duas categorias:: o Qi Gong dinâmico (que envolve movimentos) e o Qi Gong quiescente (que aborda mais exercícios em repouso).
    AS TRÊS CORREÇÕES INTENCIONAIS
    São a base e alicerce de todo ritual do Qi Gong e do Tai Chi. São medidas simples e acessíveis que pode começar a praticá-las sem nem sequer deixar o local em que se está.
    AS TRÊS CORREÇÕES INTENCIONAIS
    – Ajuste e regule a postura corporal ou os seus movimentos.
    – Ajuste e regule a respiração.
    – Ajuste e regule a consciência.
    Para respirar fundo, você precisa ajustar a sua postura. Para ajustar a postura, é bom respirar fundo. Depois que você ajusta a postura e a respiração, fica natural relaxar e clarear a mente/consciência. Nas milhares de práticas do Qi Gong, incluindo todos os estilos de Tai Chi e até mesmo o Yoga, as Três Correções Intencionais são constantemente repetidas, a todo momento.
    Quando alinhamos nossa postura com as posturas adotadas no Qi Gong, damos um espaço suficiente para que nossos órgãos internos funcionem melhor. A postura relaxada e ereta, corrige determinados desvios posturais ocasionados por tensões, emoções bloqueadas,e até por simples maus hábitos.  Assim, nossos pulmões poderão captar mais oxigênio, a digestão ficará melhorada,etc.  O fluxo de sangue e energia será otimizado, beneficiando todo os órgãos com os nutrientes de que necessitam.
    A respiração consciente, lenta e profunda constiui a maior automassagem que existe. Quando inspiramos, enchemos nossos órgaos internos com sangue e energia e na expiração, esse sangue e energia renovados entram na nossa circulação sanguínea e energética beneficiando todo nosso organismo. Além de trazer uma sensação de calma, paz e quietude interior.
    Para que façamos estas Três Correções Intencionais, temos que usar a mente e a consciência. Se não prestarmos atenção ao que estivermos fazendo, seja num movimento numa aula de Tai Chi, numa prática de automassagem, ou numa prática de Qi Gong não teremos êxito. Estes movimentos, respirações, sequências de automassagem não envolvem o uso de força. Quanto mais devagar, maior é o fluxo de Qi que geram. E, por sua vez, maior concentração exigem do praticante.
    Neste momento da prática, pelo menos, a pessoa para de pensar um pouco nos seus problemas, nas contas a pagar, na vida mundana e entra em contato com o aqui e agora, ou seja, o momento presente. E com isso, a mente relaxa, o cérebro descansa, a energia se renova.
    A Medicina Tradicional Chinesa afirma que ” a doença é o corpo abandonado, inerte e a mente dispersa. Remoendo problemas do passado ou angustiada com o futuro” e que “para recuperar a saúde é preciso fortalecer o corpo com o Qi Gong, os exercícios chineses e automassagem. E concentrar a mente, pelo Qi Gong, respiração e meditação a fim de que a mente fique no aqui e agora”.
    Com a prática constante do Qi Gong a pessoa entra, progressivamente no que se chama “estado mental de Qi Gong”, uma sensação sutil de um fluxo, um calor, uma paz mental. Quanto mais alguém pratica esta correção intencional, mais fácil fica entrar neste estado. Com isso, adentra num mundo da paz interior e entra cada vez mais em contato consigo mesmo. A respiração abdominal, que já foi publicada em um post anterior é uma prática que permite isso. Podemos ficar um tempo vivos sem água, comida, mas se ficarmos sem respirar em poucos minutos morremos.
    A respiração consciente, lenta e profunda libera do corpo as toxinas do organismo, revitaliza e supre de sangue, energia e nutrientes todos os nossos órgãos. Pessoas com problemas cardíacos e hipertensos devem consultar seu médico antes de fazê-la. Temos à nossa disposição este remédio interior 24 horas por dia. E só nós podemos produzi-lo por um ato de vontade. O Qi.
    Como conservar este estado? A única maneira de conservar este estado de harmonia é sempre que lembrarmos repetirmos essa prática de ajustar nossa postura, respirar com consciência ,de forma relaxada, pela boca ou pelo nariz, lentamente, e procuramos sentir esse estado dentro de nós.
    E nos fazermos algumas perguntas: o que esta prática me traz? estou me sentindo mais leve? Minha mente está mais serena? Caso alguma resposta a estas perguntas for afirmativa porque não se dar este chance?
    A prática da correção intencional da respiração sempre que tiver tempo, quer seja por 15 segundos, 2 minutos ou 1 vez a cada hora fará com que a pessoa fique mais centrada, serena e produza melhor seja qual for a sua atividade.

 Bibliografia consultada: A Promessa de Cura do Qi. Roger Jahnke. EditoraCultrix.
    Chi Kung (Qi Gong) para a saúde e a vitalidade. Wong Kiew  Kit. Editora Pensamento.
    O Caminho da Energia. Mestre Lam Kam Chuen. Editora Manole.
    Automassagem e Medicina Chinesa . Marcos Freire    Júnior. Editora Mauad.



Nenhum comentário:

Postar um comentário