terça-feira, 25 de junho de 2013

*Ponto E36*



O ponto E36 estudado na acupuntura é considerado um ponto de mil e uma utilidades, sendo por muitos usado em qualquer caso.
O ponto E36 tem um uso bem mais específico. Seu nome em chinês significa “três distâncias da perna”. Alguns acham que isso tem a ver com sua localização e  com relação a medidas em polegadas. Entretanto, este nome faz referência aos ideogramas usados para descrever seu nome.
Para podermos entender qual a ação energética deste ponto vamos antes contar uma história associada ao uso deste ponto:
“Era uma vez um monge que, depois de ter meditado durante longos anos no alto de uma montanha, atingiu o estado de iluminação. Neste estado de pureza, ele desce a montanha para poder divulgar a forma de se atingir o Nirvana aos moradores da vila onde nasceu.
Porém, os longos anos de meditação haviam feito com que suas pernas ficassem fracas. Faltando apenas 3 distâncias para chegar à vila, ele se senta à beira da estrada e, com um graveto, estimula o ponto E36, o que faz com que ele tenha mais vigor e consiga concluir a caminhada”.

Esta história fez com que muitos professores de acupuntura começassem a dizer que o ponto E36 fosse um ponto que daria mais energia às pessoas. Em parte isto está certo. Porém, não quer dizer que devemos usar este ponto sempre.
Vamos analisar melhor os ideogramas. No primeiro podemos identificar uma imagem que lembra um homem, com os braços à frente como em uma prece, descendo uma montanha. Este símbolo significa “perna”, mas nele podemos ver nosso monge, descendo a montanha após ter atingido seu estado de Santidade. Montanha, Céu, Santidade. Tudo isso tem a ver com a energia Ki Yang. O ponto E36 tem seu nome associado a este ideograma para poder dizer que ele capta o Ki Yang e o carrega. Mas para onde?
O terceiro ideograma significa “distância”, mas ele é formado por um sinal que também significa “vila”. As vilas eram representadas em quadros, onde se plantava arroz. Alimento que vem da terra e de onde extraímos a energia Xue, do Sangue.
Por fim, o segundo ideograma representa os 3 Aquecedores.
Eis aqui a função energética do ponto E36 na acupuntura.
Ele tonifica o Sangue com o Ki Yang, o que alimenta a carne e os músculos, o que fez nosso monge completar sua caminhada.
Assim, numa pessoa com falta de Ki Yang ou com um excesso de Yin Ki, o ponto E36 é útil.
Já, por exemplo, em uma criança hiperativa ou numa paciente grávida, este ponto não pode ser usado para fortalecer sua energia.

Fonte: Dr. Celso Iamamoto - http://www.ceab.pro.br/blog/acupuntura-e-moxabustao/ponto-e36/


Nenhum comentário:

Postar um comentário