sexta-feira, 12 de abril de 2013

*Agulhas*



 É muito importante  considerar o material de que são compostas as agulhas. Atualmente o mercado oferece uma variedade de metais e ligas: aço inoxidável, ouro, prata, cobre.

É importante salientar o poder de cura que têm metais nobres  como prata, ouro e cobre desde os tempos antigos. Estes se caracterizam por serem bons condutores de calor e eletricidade, características altamente desejadas para  acupuntura  e/ou moxabustão. Entretanto, a maioria dos metais nobres têm  por si só  propriedades curativas.

Ouro
Fortalece o sistema nervoso, reduz  a dor reumática, é benéfica para problemas de coração, revitaliza o corpo físico em geral, aumenta a energia sexual e harmoniza os órgãos sexuais, equilibra a energia vital, é antidepressivo,  medos  de combate, atrai a energia do amor e poder, riqueza, ilumina e esclarece a psique, sonhos e dá prosperidade e poder. Tem sido associado desde a antiguidade, com o símbolo do sol equivalente a medicina tradicional chinesa  com o elemento Fogo. Estas agulhas são utilizadas para tonificação.

Prata
É antibacteriano, facilita a harmonia, cura e poder de uma boa visão, auxilia na drenagem de  líquidos, estimula a tireóide, aumenta a  fertilidade feminina, acalma os nervos, auxilia nas  emoções e estimula a criatividade. A  prata protege os viajantes, especialmente aqueles que viajam  por mar ou ar. Estas agulhas são usadas para sedação.

Cobre
Utilizado no  tratamento de cãibras musculares,  dores reumáticas e / ou artrite, para tonturas e náuseas. Anteriormente, ele foi considerado um material mágico usado para remover as energias negativas de pessoas. São usados ​​alternadamente para tonificar ou sedar.


Segundo a tradição oriental, não é a agulha que cura, é quem está por trás da agulha!

                            
Outro fator importante é o  calibre das agulhas, o qual  é indicado em milímetros. Assim a agulha 0,20 mm (1/5 de mm) é mais fina que a agulha 0,25mm (1/4 de mm). As medidas mais comuns são – finas até 0,20mm, médias em torno de 0,25 mm e grossas de 0,30 mm ou mais.
Na medida de fios há outro padrão, o wire gauge (calibre de fios) ou simplesmente gauge. O wire number acompanha inversamente o calibre em milímetros. Assim o WG 32 indica um fio fino (0,20mm) e o WG 30 um fio médio (0,25mm). Originalmente esse padrão indicava o número de orifícios pelos quais o fio passava em sua confecção, quanto mais orifícios,  mais fino o fio.
O comprimento também é expresso em mm. Indica-se o tamanho da lâmina, o cabo não é considerado. Nessa medida também é utilizado o cun ou polegada. As agulhas podem ser classificadas em pequenas, médias, grandes e extra-grandes (médias em torno de 25 mm ou 1 cun) (grandes - 40 mm ou 1,5 cun) (extra-grandes - 70 mm ou 3 cun).
A indicação 0,25 x 40 mm, por exemplo, indica uma agulha de comprimento 40 mm e de calibre médio. Nesse comprimento é usual haver também os calibres fino (0,20x40mm) e grosso (0,30x40mm).
Ressaltamos sempre que, estes procedimentos devem ser realizados por profissional qualificado.
Mais dicas nos próximos posts.
                                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário