quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

* Modernidades na MTC*


     O profissional que trabalha com Medicina Tradicional Chinesa já está acostumado a manipular uma série de informações. É quase  impossível imaginar  um terapeuta que consiga decorar todos os significados clínicos de todos os sinais e sintomas, os pontos da acupuntura, toda a complexidade de uso dos fitoterápicos, todos os pontos dos mapas de microsistemas (como a auriculoterapia ou a reflexologia).
     Cada profissional deve encontrar a forma que lhe é mais prática para organizar informações necessárias para executar bem seu trabalho. Alguns usam o método mais tradicional, que é ter ótimos livros e materiais de apoio no consultório para consultá-los.Porém, a tecnologia vem para ajudar a otimizar o tempo, possibilitando manter, por exemplo, as nossas anotações digitalizadas, o que nos permite consultas mais rápidas.
     Atualmente, com o surgimento de tablets e de smartphones, surgiram também aplicativos com diversas funções para os profissionais da área de MTC.
     Segue abaixo alguns aplicativos que já foram testados por diversos profissionais:
  
TCM Clinic Aid
Esse é um aplicativo impressionante. Ele compila informações sobre todas as áreas do diagnóstico, da Diferenciação de Síndromes, das ações e localizações dos pontos e das fórmulas fitoterápicos sugeridas para cada tipo de Síndrome. E o mais prático é que todas essas informações estão linkadas no aplicativo. Você pode estar acessado as informações de uma Síndrome, por exemplo, e, caso seja necessário, ir para a página específica de um tipo de pulso, de um ponto sugerido ou de uma fórmula fitoterápica.
Possui uma versão para teste que é disponibilizada gratuitamente. A versão completa custa R$30,88( para Android).


Qi Food


     Uma das  poucas áreas fundamentais da Medicina Chinesa que não é incluída no TCM Clinic Aid é a dietologia. Recomendamos o Qi Food, um aplicativo simples, mas bem construído. Ele traz informações sobre muitos alimentos no entendimento da Medicina Chinesa, por exemplo, a temperatura, as principais ações energéticas e estruturais, em que Órgãos (Zang) e em que Canais (Jing) eles agem, dentre outras informações.
     É gratuito para iOS (iPhone, iPod e iPad), mas com um número limitado de alimentos disponíveis. Cada pacote de alimentos adicionais (como grãos, peixes, etc) custa em média $0,99. A versão PRO com todos os pacotes de alimentos custa $8,99.
Guia dos Exames
     Esse não é um aplicativo que não se restringe só a profissionais de Medicina Chinesa, mas sim para todos os profissionais da área da saúde. Ele traz um guia de consultas de referência da maior parte de exames existentes. Apesar de não serem exames tradicionais da Medicina Chinesa, muitas vezes os pacientes trazem exames realizados e que podem nos trazer informações muito relevantes para o entendimento do distúrbio da sua saúde.
Custa $5,99 para iOS (iPhone, iPod e iPad).
     Para baixá-los, digite o nome diretamente na loja de aplicativos do seu tablet ou celular.
     Fonte: http://terapiaschinesas.com.br

Um comentário: