quinta-feira, 20 de setembro de 2012

* Harmonizando os chackras através dos alimentos*


Harmonizar os chakras é fazer com que todas as suas partes estejam presentes a cada passo que você der e a cada decisão que você tomar. É o mesmo que estar inteiro, completo, agindo em sua totalidade a cada momento de sua vida. Com eles alinhados, recuperamos o ritmo e o equilíbrio, agregando bom-senso ao nosso mundo e às nossas escolhas.
Para equilibrar esse centros, podemos recorrer aos mais diferentes tipos de artifícios: mantras, alimentos, cores… Até mesmo a observação da natureza pode nos ajudar a reencontrar nosso centro.


Chakra Básico: Para equilibrar esse chakra, devemos observar e sentir Sol nascente ou poente ou então sentar e sentir a terra. O mantra para sua ativação é LAM e os alimentos que nos ajudam a alinhá-lo são os ricos em carotenóides: acerola, cereja, maçã, melancia, morango, tomate, etc.


Chakra Umbilical: O contato com a natureza que devemos ter para alinhar o chakra umbilical é observar a Lua, principalmente quando estiver cheia, e sentir as águas, sejam naturais ou do próprio banho. A alimentação ideal para seu equilíbrio é a ingestão de muitos líquidos, frutas e hortaliças como a abóbora, tangerina, damasco, cenoura, mamão, laranja. O mantra que se relaciona a este chakra é o VAM.



Chakra Esplênico ou do Plexo Solar: A harmonia desse chakra pode ser conquistada através da observação da luz solar e de campos amarelos, como os de trigo ou de girassóis. O mantra para ele é o RAM (Lê-se como o “R” na palavra “cara”) e os alimentos que o equilibra são aqueles ricos em amidos e carboidratos, como por exemplo batatas inglesas, bananas, abacaxi, milho e melão.



Chakra Cardíaco: Este chakra pode ser equilibrado com  passeios em meio a campos verdes ou com a observação de flores cor-de-rosa. Seu mantra é o YAM.Folhas, legumes e frutas verdes, como o alface, o abacate, o kiwi e o limão, ajudam a alinhar esse chakra.


Chakra Laríngeo: O mantra que propicia a harmonização desse chakra é o HAM (lê-se como na palavra carro, ou seja, “RRAM”). Outra forma de equilibrá-lo é a observação do céu azul e o reflexo do céu na água. Se você comer todos os tipos de frutas, das mais variadas cores, também estará alinhando-o.



Chakra Frontal: Observe o céu noturno e sentirá esse chakra estar cada vez mais equilibrado. O som mântrico que o harmoniza é o SHAM e os alimentos responsáveis por sua harmonia são aqueles ricos em vitamina B, como framboesa, figo, uva roxa, jabuticaba, amora. Também recomenda-se a ingestão de chás refrescantes, como os de  hortelã e menta.


Chakra Coronário: Para equilibrar este centro energético, responsável por nosso contato com o divino, devemos observar o horizonte e/ou chegar ao alto de uma montanha. Podemos, também, comer alimentos ricos em vitamina B e flavonóides, como aipim, alho, banana, cebola, graviola, pêra, entre outros. O mantra deste chakra é o som universal OM.



Lembre-se de que acordar os nossos Chakras é despertar a riqueza que diferencia o ser humano das outras formas de manifestação vivas.
Aproveito a oportunidade para deixar um breve exercício, que pode ser feito todos os dias de manhã para nos ajudar a alinhar todos os nossos centros energéticos.
Exercício para o equilíbrio dos chakras

Sente-se ou deite-se confortavelmente. 
Respire profundamente, relaxe, e sinta cada parte de seu corpo.
A partir disso, Comece a entoar os mantras na seguinte ordem, concentrando sua energia em cada um dos chakras:
LAM, VAM, RAM, YAM, HAM, SHAM, OM
Repita os mantras até se sentir a energia fluir de forma harmônica por todas as partes de seu corpo. 
(Lembre-se que o HAM se lê como na palavra carro, ou seja, “RRAM” e o RAM tem o “R” como na palavra “cara”)

Fonte:espiritualizarpazeluz.blogspot.com.br

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

*Uso do Laser*


A Laser-Acupuntura consiste na estimulação dos pontos de Acupuntura com o Laser de Baixa Intensidade e com baixo efeito térmico.
O LASER (Light Amplification by Stimulated Emission Radiation) ou amplificação da luz através da emissão estimulada de radiação, possui um feixe de luz monocromático, coerente e polarizado. É uma luz de cor pura, com um mesmo comprimento de onda, altamente direcional e com um mínimo de desvio.
Na Laser-Acupuntura é utilizado o Laser de Baixa Intensidade, com comprimento de onda de 660nm (vermelho) que gera pouquíssimo calor na pele, porém com alta penetração nos pontos de acupuntura que podem ser sentidos pelo paciente não como dor, mas como sensação.
O aparelho não entra em contato com a pele do paciente, o feixe de laser é visível e não causa danos a pele. Somente o efeito da luz do feixe laser promove o efeito desejado.
Além dos Princípios da MTC (Medicina Tradicional Chinesa) e da Acupuntura Científica, A Laser Acupuntura baseia-se nos efeitos biológicos do Laser, promovendo biomodulação, analgesia e anti-inflamação. Há estudos que mostram que a estimulação do laser em artroses podem promover melhora da produção do líquido sinovial (que lubrifica as articulações) melhorando a qualidade de vida nestes pacientes, muitas vezes não tornando mais necessária a intervenção cirúrgica nos casos mais graves.
O laser verde é muito usado em crianças. O vermelho é o mais comum em adultos.
Grande parte dos pontos de acupuntura são facilmente estimulados pelo Laser.
 Principais aplicações:
Artrose dos dedos das mãos  
 Depressão
 Artrose Cervical, Dorsal e Lombar
 Ansiedade
 Artrose do Joelho 
Acne
Artrite dos dedos das mãos
Herpes
Artrite do Joelho  
Torcicolo
Fasceíte Plantar
Prevenção da Enxaqueca
Túnel do Carpo   
Sinusite
Epicondilite
Nevralgias em geral
 Ciatalgia (Dor no nervo ciático)
Paralisia Facial
Nevralgia do Trigêmio
Rinite Alérgica
Dor e Disfunção de ATM  
Dores de Coluna em Geral

            A Laser-Acupuntura é classificada como CLASSE IIIB, e constitui perigo ocular. Destacamos a necessidade de proteção ocular, com óculos específicos, durante toda a aplicação.


quarta-feira, 12 de setembro de 2012

*Acupuntura x Infertilidade*


    A acupuntura e a moxabustão sãopráticas que podem ser complementares ao tratamento da infertilidade, tanto a masculina como a feminina. Entretanto, não é um método milagroso, é necessário também um acompanhamento com um médico especialista.
    Com o uso das técnicas de medicina chinesa observou-se um aumento do fluxo sanguíneo para o útero e com aumento da espessura endometrial. Isso acarretou uma melhora na receptividade aos embriões.
    A utilização da  acupuntura diminui a ansiedade e o stress psicológico, através da inserção da agulha em  pontos específicos, e pela liberação das endorfinas regulariza os hormônios do ciclo menstrual.
    No caso de homens com alterações no espermograma podem apresentar melhora após algumas sessões, conforme citado pelo  urologista Edison Gurfinkel da UNIFESP.
    Num estudo publicado na Fertility e Sterility, revista especializada em infertilidade, observou-se um aumento dos índices de gestação com o uso da acupuntura em mulheres que se submeteram a FIV (fertilizaçao in vitro), de 42,5% em relação ao grupo que não usou a acupuntura (26,3%).
Por tantos benefícios apresentados, não há contraindicação para o uso da acupuntura, porque as agulhas são extremamente finas e, por isso, não causam hemorragia e nem incomodo. O medo de agulhas pode ser a única reação negativa, porém elas podem ser substituídas pela moxabustão ou laser.