sexta-feira, 26 de outubro de 2012

*MTC x Síndrome do Túnel do Carpo*




 A Síndrome do túnel do carpo é uma neuropatia resultante da compressão do nervo mediano no canal do carpo, estrutura anatômica que se localiza entre a mão e o antebraço. Neste local passam, além do nervo mediano, os tendões flexores que são revestidos pelo tecido sinovial. Qualquer situação que aumente a pressão dentro do canal provoca compressão do nervo mediano, acarretando na síndrome do túnel do carpo.

O carpo pode ser comprometido  devido a uma compressão a distância, compressão do nervo mediano em outras regiões, dentre elas músculos ou ossos, referindo a dor a região do punho.
Na medicina tradicional chinesa (MTC) o punho é regido pelo coração juntamente com os meridianos que estão passando pela região. Na MTC a matriz emocional relacionada ao punho é a frustração  e os meridianos envolvidos são circulação e sexo, pulmão e intestino delgado.

O aparecimento do quadro da síndrome do túnel do carpo, excetuando-se os casos traumáticos, deve-se a obstrução de Qi e de Xue (sangue), do  canal de energia principal do Xin Bao Luo (circulação e sexo), e de seu canal de energia tendinomuscular. A obstrução é consequente á penetração de energias perversas; frio, umidade, vento, promovendo em conseqüência o aparecimento do processo inflamatório e hipercelularidade.

O osteopata é capaz de verificar tais níveis de compressão, mobilizando ou manipulando regiões que agem no sentido de descompressão do nervo. Oferecendo desta forma um ótimo prognóstico.

Para o alívio das dores, vem sendo utilizado técnicas da Medicina Tradicional Chinesa. Segundo Ma (2006) na prática de acupuntura, a palpação cuidadosa dos músculos e a inserção adequada das agulhas ajudam a localizar e dissolver os pontos sensíveis por meio do relaxamento dos músculos, da remoção das tensões mecânicas e químicas e da promoção de um ambiente fisiológico de cura que aumenta a nutrição e o suprimento de oxigênio para promover uma circulação melhor.

Pode-se utilizar no tratamento de síndrome do túnel do carpo os pontos locais:
CS6, CS5, TA4, P11, ID3, ID4, ID5, C7, IG11 e uma dupla de vasos maravilhosos TA5
– VB41.


sexta-feira, 19 de outubro de 2012

*Os doze pontos chineses ao redor da orelha*




    Os pontos ao redor da orelha são muito antigos, e estão intimamente ligados com várias alterações da saúde tanto físico como emocionalmente. Estes pontos podem receber estímulos através de massagem ou através de pequenos cristais aplicados a um ou vários pontos.

    Abaixo segue indicações:
1. Doenças da boca, maxilares e nariz. Ajuda nas alergias, na perda de paladar e tem influência nas sinusites e nevralgia dos dentes.
2. Cabeça/Cérebro - É usado em problemas do sistema nervoso central, doenças psicológicas, nevralgia da cabeça, depressões, tonturas e também na desorientação.
3. Nevralgia do nervo trigêmeo, dores faciais e auxiliar nos espasmos cerebrais.
4. Coluna cervical e ombros - Nevralgias dos ombros e da nuca, braquialgias, torcicolo e articulação dos ombros com dores irradiando para o tórax.
5. Coluna torácica - Corresponde a todos os problemas da coluna torácica e aos órgãos localizados no tórax como: pulmão, coração, estômago, fígado e pâncreas.
6. Coluna lombar - Este ponto abrange todas as vértebras desde Ll a L5, como também tem relação com os órgãos do baixo abdômen - próstata, bexiga e genitais.
7. Quadril, bacia e juntas íleo-sacrais - Dores e problemas irradiando da articulação coxofemoral como: coxartrose, coxartrite, gonartrose e inflamação das bursas. Inchaço das glândulas inguinais.
8. Articulação do joelho - Todos os problemas dos joelhos como; dores e tensões irradiando para a perna, câimbras nas panturrilhas e dor na tíbia.
9. Articulações dos pés - Problemas e dores nas juntas dos pés, dos artelhos e tendão de Aquiles.
10. Ponto psicológico - Especialmente importante nas depressões e problemas de sono, mudanças repentinas de humor sem uma causa especifica e conflitos de longa data não resolvidos.
11. Ponto psicológico - Este ponto é um dos grandes pontos do medo. O sentimento “medo” é o lado escuro da medalha que se chama “amor”. Tudo que vivenciamos acontece entre estes dois pólos.
12. Ponto central - Este ponto não tem indicação específica. Ele harmoniza todos os pontos e indicações anteriores, podendo ser combinado sempre com qualquer um ou vários pontos. Ele tem relação com o fluxo linfático da cabeça.
    O tratamento destes 12 pontos no crânio ao redor da orelha hoje faz parte da terapia em muitos consultórios.
    Contudo, esta terapia não se restringe somente ao consultório, já que podemos detectar e estimulá-los no tratamento como auto-ajuda para nós e nossa família, podendo aliviar dores físicas e emocionais.
    O procedimento é o seguinte: Com um objeto não muito pontudo (um lápis com ponta redonda por exemplo) examinamos ponto por ponto. Os pontos doloridos relacionados ao problema em questão, devem ser massageados com o detector várias vezes ao dia. O ideal seria colar um ou mais de um cristal pequeno (estes usados em piercing). Estimulando-os várias vezes por dia até que ele caia por si só. É aconselhável colocar um pequeno pedaço de esparadrapo micropore para que o cristal permaneça por mais tempo.
Fonte: Elisabeth. E. Monogios Cromopunturista e Terapeuta Holística

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

*Alergias*


   Em tempos de clima seco, a acupuntura é a grande aposta de quem deseja se ver livre dos surtos alérgicos.
   Das quatro estações do ano, só o verão é o menos relacionado a processos alérgicos. Por isso aqueles que sofrem com as alergias sazonais – que vêm com o vento, o pólen, as gramíneas, ervas daninhas – passam boa parte do ano em meio a espirros, corizas, ardência nos olhos e coceiras generalizadas. O que poucos sabem é que a acupuntura pode melhorar, e muito, o quadro alérgico de qualquer pessoa. “A acupuntura tem sido muito utilizada por quem deseja uma melhora efetiva das alergias, pois seus efeitos são duradouros e muito mais seguros que os trazidos pelos medicamentos que, muitas vezes, deixam de ter efeito com o passar do tempo”, explica a naturóloga e acupunturista, Tylá Pilloto Duarte.
   Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, as alergias quase sempre estão ligadas ao vento, ou seja, vão embora tão rápido quanto chegaram. E a acupuntura promete evitar essa sazonalidade alérgica melhorando a qualidade de vida dos pacientes. “Nosso corpo é cheio de meridianos, verdadeiros rios de energia. E é o desequilíbrio desses meridianos que afeta nossos órgãos. O que as agulhas da acupuntura fazem é justamente desbloquear esses rios de energia, refazendo o caminho original dos meridianos e restabelecendo a saúde”, explica Tylá. “Cada meridiano é responsável por determinado órgão, por isso no caso das alergias nós trataremos órgãos ligados à doença, como pulmões, rins, baço, etc. Através de uma avaliação descobrimos os meridianos afetados naquela pessoa, pois varia em cada caso”, diz. O sistema imunológico é bastante fortalecido com a técnica.
Tylá recomenda que, se possível, a pessoa interessada busque a acupuntura antes da época em que os surtos alérgicos costumam aparecer. “Isso fará com que o organismo esteja preparado para processar os alergênicos antes dos sintomas aparecerem”, ensina. Caso a alergia já esteja instalada, a acupuntura costuma trazer alívio muitas vezes imediato. “É comum alguns minutos após a aplicação das agulhas o paciente já notar que o nariz está descongestionado e a ardência dos olhos passou”, comenta.
   Outra vantagem da acupuntura, além do sucesso no tratamento, é a ausência de efeitos colaterais.“Alguns medicamentos dão sono, outros nos incham, retém líquidos e nem sempre são eficazes. A acupuntura é uma terapia alternativa discreta e de efeitos visíveis”, afirma a especialista. Tylá recomenda uma ajudinha para potencializar ainda mais os resultados, como lavar as roupas de cama, evitar o pó, agasalhar-se adequadamente e praticar exercícios físicos que aumentam a capacidade respiratória. “Unir a acupuntura e esses cuidados diários dão uma grande ajuda a quem vive escorado em lencinhos dia após dia”, finaliza.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

*Tratamento da Acne com auxílio da Acupuntura*


A  Acne é uma doença da pele, que surge com maior frequência na adolescência e que dependendo do tipo de lesões apresentadas pode provocar consequências físicas como cicatrizes, mas  apresenta principalmente consequências psicológicas que se podem tornar muito graves.
A Acne afeta principalmente a zona do rosto, mas também pode surgir nas costas, no peito, ombros e braços. Existem diversos tratamentos para a acne, no entanto a sua maioria apresenta uma agressividade significativa ao organismo, pois implicam no  uso de antibióticos ou tratamentos hormonais. A Acupuntura em conjunto com a fitoterapia é uma  alternativa eficaz para o tratamento da acne, curando o corpo e a alma, de acordo com os princípios da Medicina Tradicional Chinesa.




Tratamento da Acne em Geral
Tsubos: P1, P2, IG1, E3, E6, BP21, B12
Tratamento da Acne e Furunculose
Tsubos: VG20, IG4, IG11, BP6, P4, P7
Qualquer tratamento de Acupuntura, deve ser feito por um profissional com as devidas qualificações.
O tratamento da acne recorrendo à acupuntura, depende muito da gravidade das lesões apresentadas, isto é do tipo de borbulha e também do tipo de pele do paciente, no entanto os efeitos em média, começam a ser visíveis a partir da 3ª sessão.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

*Reiki e as 7 glândulas*






   Interessante notar que mesmo antes dos avanços da medicina e descobertas sobre as glândulas, os povos do oriente, hindus principalmente, já tratavam do conceito de chakras localizados exatamente nas mesmas regiões destas glândulas do corpo humano.
   O método utilizado é através da colocação das mãos nas regiões das sete glândulas do corpo humano, que são os centros energéticos por onde tudo é captado. A energia
vital (Ki ou Chi) é trazida para essas regiões revitalizando todos os setores do corpo humano que são coordenados por essas regiões, conseqüentemente trataremos das doenças respectivas.


   Além disso, por se tratar da energia de vida do universo, a Cura se processa no espiritual, emocional, no passado e no futuro de cada um. Com o Reiki, podemos limpar traumas, medos, frustrações, raivas, rancores do passado, bem como, preparar cada momento do futuro. Podemos também, tratar de pessoas a distância desde que elas autorizem.

   As glândulas são as Supra-renais, as pancreáticas, timo(cardíaco), as gônadas(sexuais), tireóide, pituitária e Pineal.

   Quando elas estão bloqueadas ou em desequilíbrio provocam disfunções e problemas físicos, a saber respectivamente:


Supra-renais: raiva, impaciência, apego, materialismo, culpa, vícios, vergonha, violência, morte e dor, insuficiência renal, coluna vertebral, ossos, dentes, intestino grosso, ânus, reto, próstata, anemia, excesso de peso, pressão baixa, fadiga, pouca tonicidade muscular, problemas de circulação, desequilíbrio na temperatura do corpo, leucemia e tensão nervosa.

Gônadas (Glândulas sexuais): controle, sujeição ou insatisfação sexual, promiscuidade, rejeição, solidão, ressentimentos, vingança, ciúme, inveja, depressão, sistema reprodutor, bexiga, quadris, pernas, pés, nervo ciático, espasmos musculares, cãibras, cólicas, desordens menstruais e desequilíbrios hormonais.

Pancreáticas: ansiedade, preocupação, indecisão, preconceito, desconfiança, negligência, mentira, baço, estomago, fígado, vesícula, intestino delgado, parte inferior das costas, sistema nervoso vegetativo, sentimento de inferioridade, falta de lógica e razão, insegurança e insônia.

Timo: desilusão, transição, pânico, depressão, coração, arritmia cardíaca, sistema circulatório, brônquios e aparelho respiratório, parte superior das costas, nervo vago, pele, rubor, pressão alta, colesterol alto, palpitações, acidose, síndrome de pânico e incapacidade de amar.

Tireóide: Fracasso, apatia, desespero, limitação, medo, insegurança, auto reprovação, submissão, garganta, amídalas, laringe, cordas vocais, esôfago, suscetibilidades de infecções virais e bacterianas, resfriados, amidalites, faringites, dores musculares e de cabeça (nuca), problemas dentários, endurecimento dos maxilares (bruxismo), herpes e medo de fracasso na vida social.

Pituitária: Ganância, arrogância, tirania, rigidez, alienação, sistema nervoso central, olhos (cegueira, catarata, glaucoma), ouvido (surdez), nariz (renite), falta de raciocínio lógico, vícios de drogas, álcool e outras compulsões.

Pineal: Neuroses, irracionalidade, desorientação, fobias, histeria, obsessão, cérebro, insônia, enxaqueca, disfunções sensoriais, neuroses, histeria, obsessão e materialismo.

O Reiki trará para as glândulas a energia para que elas possam ter suas funções corretas e saudáveis, a saber:

Supra-renais: sobrevivência e existência terrena, ligação com o mundo material e energia física.

Gônadas (glândulas sexuais): reprodução e sexualidade.

Pancreáticas: personalidade, vitalidade, ação e vontade, paz e harmonia, auto-estima, proteção contra vibrações negativas.

Timo: amor incondicional, união, sistema imunológico.

Tireóide: comunicação, criatividade, iniciativas, independência.

Pituitária: intuição, percepção, raciocínio lógico.

Pineal: ligação com energias superiores, plenitude de ser.

   Portanto, a energia liberada pela Terapia Reiki reequilibra seu organismo, sua saúde, ativa o processo natural de auto-cura do organismo, desbloqueia aspectos emocionais e ainda traz uma grande paz interior.