quinta-feira, 12 de julho de 2012

*Chi Kung*


 O Qi Gong (lê-se “Tchi Kun”) é uma prática corporal de origem taoísta fundamentada nos conhecimentos da medicina tradicional chinesa.
Atuando diretamente no sistema energético, o Qi Gong é composto por exercícios físicos e técnicas de respiração e concentração que têm como objetivo principal favorecer a saúde e a vitalidade mental de seus praticantes.

O Qi Gong faz parte da Medicina Tradicional Chinesa, assim como a  acupuntura, a automassagem e a massoterapia chinesa, entre outras divisões. Tem como objetivo  elevar, cultivar a energia no praticante assim como tratar desequilíbrios em seus meridianos, onde estão localizados os pontos utilizados em  acupuntura. Atua na prevenção e tratamento das patologias, trazendo vários benefícios, como redução do estresse, melhora na coordenação motora, fortalecimento das articulações e do corpo em geral, clareza e paz mental.
  Divide-se em três categorias:
  1) Qi Gong marcial – Possui  ênfase no cultivo e fluxo da energia Qi na prática das artes marciais. Procura dar uma base a fim de fortalecer o Qi do praticante para que se recupere mais rápido e evite lesões, aumente seus reflexos, de forma a complementar os treinamentos focados na luta.
  2) Qi Gong terapêutico – Modalidade que visa a prevenção e tratamento das doenças, bem como o fortalecimento da saúde dos praticantes. Sua atuação abrange o fortalecimento e equilíbrio do corpo, da mente e das emoções.
  3) Qi Gong espiritual – Visa ao alcance da iluminação e elevação do indivíduo para que atinja níveis superiores de consciência.
  Existem vários tipos de Qi Gong. Na China Antiga sua prática ficava restrita aos círculos familiares ou a alguns discípulos que eram criteriosamente selecionados. Hoje em dia, principalmente, com o período de abertura na China, está ocorrendo um resgate das práticas tradicionais. Até por conta do grande contigente populacional e a dificuldade de levar assistência médica a áreas distantes das metrópoles, o seu ensino à população tem sido estimulado pelo Governo.
  Outro fator a ser destacado é a inúmera quantidade de pesquisas feitas na China e em outros países sobre a grande eficácia do Qi gong na prevenção e tratamento dos diversos distúrbios de saúde que tanto atingem a população. Neste sentido, o Qi Gong terapêutico tem tido uma boa aceitação nos países ocidentais e sua prática já tem se tornado uma realidade concreta, pela vinda de vários mestres que vieram da China divulgando e ensinado esta valiosa ferramenta de harmonização da Medicina Tradicional Chinesa.
  O Qi Gong emprega como meios para alcançar um fluxo harmonioso de Qi a respiração consciente, a visualização e o movimento consciente. Dependendo da modalidade do Qi Gong, utilizam-se também meditações ativas (com movimentos corporais) ou passivas (com o uso de posturas imóveis). Quanto mais lento for o movimento, maior fluxo de Qi ele irá gerar.
  Por esse motivo o Qi Gong permite que pessoas idosas, e até com comprometimentos mais sérios na saúde possam praticá-lo pois em sua prática os movimentos não precisam de força, mas sim de consciência. O praticante quando finaliza sua execução sente-se revigorado e com mais energia. Ao contrário dos exercícios ocidentais que , com o tempo, demandam um grande gasto energético e restringem sua adesão por pessoas idosas ou com problemas mais sérios de saúde..
O Qi Gong tambem pode ser classificado em mais duas categorias:: o Qi Gong dinâmico (que envolve movimentos) e o Qi Gong quiescente (que aborda mais exercícios em repouso).
    AS TRÊS CORREÇÕES INTENCIONAIS
    São a base e alicerce de todo ritual do Qi Gong e do Tai Chi. São medidas simples e acessíveis que pode começar a praticá-las sem nem sequer deixar o local em que se está.
    AS TRÊS CORREÇÕES INTENCIONAIS
    – Ajuste e regule a postura corporal ou os seus movimentos.
    – Ajuste e regule a respiração.
    – Ajuste e regule a consciência.
    Para respirar fundo, você precisa ajustar a sua postura. Para ajustar a postura, é bom respirar fundo. Depois que você ajusta a postura e a respiração, fica natural relaxar e clarear a mente/consciência. Nas milhares de práticas do Qi Gong, incluindo todos os estilos de Tai Chi e até mesmo o Yoga, as Três Correções Intencionais são constantemente repetidas, a todo momento.
    Quando alinhamos nossa postura com as posturas adotadas no Qi Gong, damos um espaço suficiente para que nossos órgãos internos funcionem melhor. A postura relaxada e ereta, corrige determinados desvios posturais ocasionados por tensões, emoções bloqueadas,e até por simples maus hábitos.  Assim, nossos pulmões poderão captar mais oxigênio, a digestão ficará melhorada,etc.  O fluxo de sangue e energia será otimizado, beneficiando todo os órgãos com os nutrientes de que necessitam.
    A respiração consciente, lenta e profunda constiui a maior automassagem que existe. Quando inspiramos, enchemos nossos órgaos internos com sangue e energia e na expiração, esse sangue e energia renovados entram na nossa circulação sanguínea e energética beneficiando todo nosso organismo. Além de trazer uma sensação de calma, paz e quietude interior.
    Para que façamos estas Três Correções Intencionais, temos que usar a mente e a consciência. Se não prestarmos atenção ao que estivermos fazendo, seja num movimento numa aula de Tai Chi, numa prática de automassagem, ou numa prática de Qi Gong não teremos êxito. Estes movimentos, respirações, sequências de automassagem não envolvem o uso de força. Quanto mais devagar, maior é o fluxo de Qi que geram. E, por sua vez, maior concentração exigem do praticante.
    Neste momento da prática, pelo menos, a pessoa para de pensar um pouco nos seus problemas, nas contas a pagar, na vida mundana e entra em contato com o aqui e agora, ou seja, o momento presente. E com isso, a mente relaxa, o cérebro descansa, a energia se renova.
    A Medicina Tradicional Chinesa afirma que ” a doença é o corpo abandonado, inerte e a mente dispersa. Remoendo problemas do passado ou angustiada com o futuro” e que “para recuperar a saúde é preciso fortalecer o corpo com o Qi Gong, os exercícios chineses e automassagem. E concentrar a mente, pelo Qi Gong, respiração e meditação a fim de que a mente fique no aqui e agora”.
    Com a prática constante do Qi Gong a pessoa entra, progressivamente no que se chama “estado mental de Qi Gong”, uma sensação sutil de um fluxo, um calor, uma paz mental. Quanto mais alguém pratica esta correção intencional, mais fácil fica entrar neste estado. Com isso, adentra num mundo da paz interior e entra cada vez mais em contato consigo mesmo. A respiração abdominal, que já foi publicada em um post anterior é uma prática que permite isso. Podemos ficar um tempo vivos sem água, comida, mas se ficarmos sem respirar em poucos minutos morremos.
    A respiração consciente, lenta e profunda libera do corpo as toxinas do organismo, revitaliza e supre de sangue, energia e nutrientes todos os nossos órgãos. Pessoas com problemas cardíacos e hipertensos devem consultar seu médico antes de fazê-la. Temos à nossa disposição este remédio interior 24 horas por dia. E só nós podemos produzi-lo por um ato de vontade. O Qi.
    Como conservar este estado? A única maneira de conservar este estado de harmonia é sempre que lembrarmos repetirmos essa prática de ajustar nossa postura, respirar com consciência ,de forma relaxada, pela boca ou pelo nariz, lentamente, e procuramos sentir esse estado dentro de nós.
    E nos fazermos algumas perguntas: o que esta prática me traz? estou me sentindo mais leve? Minha mente está mais serena? Caso alguma resposta a estas perguntas for afirmativa porque não se dar este chance?
    A prática da correção intencional da respiração sempre que tiver tempo, quer seja por 15 segundos, 2 minutos ou 1 vez a cada hora fará com que a pessoa fique mais centrada, serena e produza melhor seja qual for a sua atividade.

 Bibliografia consultada: A Promessa de Cura do Qi. Roger Jahnke. EditoraCultrix.
    Chi Kung (Qi Gong) para a saúde e a vitalidade. Wong Kiew  Kit. Editora Pensamento.
    O Caminho da Energia. Mestre Lam Kam Chuen. Editora Manole.
    Automassagem e Medicina Chinesa . Marcos Freire    Júnior. Editora Mauad.



terça-feira, 10 de julho de 2012

*Meridiano vaso governador*


ChanggqianDU1VG 1
Forte e Longo
LOCALIZAÇÃO DO PONTO
Situa-se na região perineal, a meia distância, entre o ponto do cóccix e o ânus. Colocar o paciente em decúbito ventral ou em posição genupeitoral.  
ANATOMIA
A agulha de Acupuntura atravessa a pele e o tecido celular subcutâneo, penetra o músculo esfincter externo do ânus e atinge o músculo elevador do ânus; relaciona-se superficialmente com o ramo posterior do nervo coccígeo e, profundamente, com o nervo anococcígeo.
CARACTERÍSTICAS DO PONTO
Parte desse ponto o Canal de Energia Luo Longitudinal que segue o trajeto da coluna vertebral até a região da nuca
Ponto de conecção do Du Mai e Ren Mai. Envia um Canal de Energia Secundário para o Canal de Energia Ren Mai no ponto VC-1 ( Huiyin ) e recebe também um Canal de Energia Secundário deste
 INDICAÇÕES DO PONTO
Hemorróidas
Prolapso retal
Hemorragia intestinal
Uretrite
Retração do testículo
Espermatorréia
Dor na coluna vertebral
Dor na região renal
Eczema do escroto
Indução de parto
 Funções Energéticas do Ponto
Harmoniza o Qi dos Intestinos
Harmoniza e abre os Canais de Energia Du Mai e Ren Mai
Fortalece a região lombar
Acalma o Shen
Mantém o Qi dos orifícios inferiores
 Associações do Ponto
Epilepsia: M-DC-29 ( Yaoqi ), VG-12 ( Shenzhu ), sangrar ao redor
Indução de parto: B-67 ( Zhiyin ), BP-6 ( Sanyinjiao ), BP-10 ( Xuehai ), IG-4 ( Hegu )
Prolapso anal: B-25 ( Dachangshu ), B-57 ( Chengshen ), VG-20 ( Baihui )

YaoshuDU2VG 2 
Ponto de Transporte da Parte Inferior das Costas
LOCALIZAÇÃO DO PONTO
Situa-se no osso sacro, no hiato sacral, abaixo da 4º vértebra sacral.  
ANATOMIA
A agulha de Acupuntura atravessa a pele, o tecido celular subcutâneo e o ligamento sacrococcígeo e penetra o canal sacro; relaciona-se com o nevo sacrococcígeo.
CARACTERÍSTICAS DO PONTO
A Energia deste ponto liga-se à da região renal
 INDICAÇÕES DO PONTO
Convulsões
Hemorróidas
Enurese noturna
Dor sacrolombar
Diarréia
Menstruações irregulares
Espermatorréia
Impotência sexual
Enterite
Diarréia
Paralisia de membros inferiores
Incotinência urinária devido à paraplegia
 Funções Energéticas do Ponto
Aumenta a circulação do Sangue nos vasos sanguíneos
Aquece o Qi do Aquecedor Inferior
Fortalece a coluna lombar
Afasta o Vento-Úmido

YaoyangguanDU3VG 3
Porta Yang Lombar
LOCALIZAÇÃO DO PONTO
Situa-se na região lombar, abaixo do processo espinhoso da 4º vértebra lombar.
 ANATOMIA
A agulha de Acupuntura atravessa a pele e o tecido celular subcutâneo, a fáscia toracolombar e o ligamento supra-espinhal e atinge o ligamento intercostal dos 4º e 5º processos espinhais; relaciona-se superficialmente com os ramos cutâneos do ramo dorsal do 4º nervo lombar e, profundamente, com o ramo dorsal do 4º nervo lombar.
CARACTERÍSTICAS DO PONTO
O Nome Yaoyangquan significa "barreira de Yang"; quando este ponto é bloqueado, bloqueia-se a passagem de Energia e os distúrbios energéticos localizam-se obrigatoriamente na parte inferior do corpo
INDICAÇÕES DO PONTO
Lombalgia
Lombossacralgia
Impotência sexual
Espermatorréia
Menstruações irregulares
Prostatorréia
Metrorragia
Leucorréia
Diarréia
Câimbras nos membros inferiores
Parestesia dos membros inferiores
Hemorróidas

Funções Energéticas do Ponto
Aquece o Qi do Sangue e dos genitais
Harmoniza e mantém o Qi dos Rins
Fortalece a coluna lombar e os joelhos
Dispersa o Frio-Úmido do Aquecedor Inferior
 Associações do Ponto
Lombossacralgia: B-23 ( Shenshu ), B-54 ( Weizhong ), B-60 ( Kunlun )
Polineurite: VG-4 ( Mingmen ), VG-5 ( Xuanshu )
Paralisia e dor do membro inferior: VB-30 ( Huantiao ), B-25 ( Dachangshu ), VB-34 ( Yanglingquan )
Impotência sexual, prostatorréia, menstruação irregular, corrimentos: B-32 ( Ciliao ), VC-4 ( Guanyuan ), BP-6 ( Sanyinjiao )

MingmenDU4VG 4
Porta da Vida
LOCALIZAÇÃO DO PONTO
Situa-se na região lombar, entre os processos espinhosos das 2º e 3º vértebras lombares, ou se localiza no ponto oposto à cicatriz umbilical.
 ANATOMIA
A agulha de Acupuntura atravessa a pele, o tecido celular subcutâneo, a fáscia toracolombar e o ligamento supra-espinhal e atinge o ligamento intercostal dos 4º e 5º processos espinhais; relaciona-se superficialmente com os ramos cutâneos do ramo dorsal do 12º nervo torácico e, profundamente, com o ramo dorsal do 2º nervo lombar.
 INDICAÇÕES DO PONTO
Lombalgia
Espermatorréia
Impotência sexual
Febre alta
Cefaléia e zumbido
Anexites
Endometria
Leucorréia
Pés frios
Enurese noturna
Peritonite
Mielite espinhal
Nefrite
Funções Energéticas do Ponto
Fortalece o Qi dos Rins e a coluna lombar
Tonifica e nutre a Energia Essencial e tonifica o Yuan Qi
Fortalece o Qi da procriação
Harmoniza o Qi, o Sangue e a via das Águas
Tonifica a Essência, aquece o Yang Qi
Facilita a circulação de Qi dos Canais de Energia
Dispersa a Umidade e a Umidade-Frio
Associações do Ponto
Poliúria dos idosos: B-23 ( Shenshu )
Anemia ferropriva: VG-14 ( Dazhui ), B-17 ( Geshu ), IG-11 ( Quchi ), E-36 ( Zusanli )
Enurese noturna: VG-20 ( Baihui ), VC-4 ( Guanyuan )
 Indicações Tradicionais do Ponto
"Quando o Yang triunfa sobre o Yin, o corpo queima como "fogo", com febre muito elevada; neste caso, o ponto Mingmen fica acometido. Deve-se dispersar o Yang dispersando o ponto Mingmen." ( Su Wen )

Xuanshu(DU5VG 5
LOCALIZAÇÃO DO PONTO
Situa-se na região lombar, entre os processos espinhosos da 1º e 2º vértebras lombares.  
ANATOMIA
A agulha de Acupuntura atravessa a pele, o tecido celular subcutâneo, a fáscia toracolombar e o ligamento supra-espinhal e atinge o ligamento intercostal dos 4º e 5º processos espinhais; relaciona-se superficialmente com os ramos cutâneos do ramo dorsal do 11º nervo torácico e, profundamente, com o ramo dorsal do 1º nervo lombar.
 INDICAÇÕES DO PONTO
Lombalgias
Dores do dorso
Dispepsia
Enterite
Diarréia
Dor e contratura na região lombar
Prolapso anal

JizhongDU6VG 6
LOCALIZAÇÃO DO PONTO
Situa-se na região torácica baixa, entre os processos espinhosos da 11º e 12º vértebras torácicas.  
ANATOMIA
A agulha de Acupuntura atravessa a pele, o tecido celular subcutâneo, a fáscia toracolombar e o ligamento supra-espinhal e atinge o ligamento intercostal dos 4º e 5º processos espinhais; relaciona-se superficialmente com os ramos cutâneos do 9º nervo torácico e, profundamente, com o ramo dorsal do 11º nervo torácico.
 INDICAÇÕES DO PONTO
Epilepsia
Hemorróidas sangrantes
Rigidez e dor na cintura
Perda de apetite
Indigestão infantil
Diarréia
Prolapso retal nas crianças
Hepatite
Lombalgia
Paralisia de membro inferior
Gastralgia
Distensão abdominal
 Funções Energéticas do Ponto
Harmoniza o Qi do Baço/Pâncreas e do Estômago
Funções Energéticas do Ponto
Dissipa o Vento
Tonifica e aquece o Qi do Baço/Pâncreas e dos Rins
Associações do Ponto
Epilepsia: R-1 ( Yongquan )

zhongshu(DU7VG 7
LOCALIZAÇÃO DO PONTO
Situa-se na região torácica baixa, entre os processos espinhosos das 10º e 11º vértebras torácicas.  
ANATOMIA
A agulha de Acupuntura atravessa a pele, o tecido celular subcutâneo, a fáscia toracolombar e o ligamento supra-espinhal e atinge o ligamento intercostal dos 4º e 5º processos espinhais; relaciona-se superficialmente com os ramos cutâneos do 9º nervo torácico e, profundamente, com o ramo dorsal do 10º nervo torácico.
INDICAÇÕES DO PONTO
Gastralgia
Colecistite
Lombalgia
Perda de acuidade visual
 Funções Energéticas do Ponto
Harmoniza o Qi do Baço/Pâncreas e do Estômago

Jinsuo (DU8) VG 8
Espasmo do Tendão
LOCALIZAÇÃO DO PONTO
Situa-se na região torácica, entre os processos espinhosos das 9º e 10º vértebras torácicas.  
ANATOMIA
A agulha de Acupuntura atravessa a pele, o tecido celular subcutâneo, a fáscia toracolombar e o ligamento supra-espinhal e atinge o ligamento intercostal dos 4º e 5º processos espinhais; relaciona-se superficialmente com os ramos cutâneos do 8º nervo torácico e, profundamente, com o ramo dorsal do 9º nervo torácico.
CARACTERÍSTICAS DO PONTO
O nome Jinsuo significa "músculo contraído"; o ponto age sobre os músculos situados ao longo da coluna vertebral.
INDICAÇÕES DO PONTO
Contratura muscular da coluna vertebral
Lombalgia
Epilepsia
Histeria
Gastralgia
Hepatite
Colecistite
Pleurite
Convulsão
Neuralgia intercostal
 Funções Energéticas do Ponto
Acalma a palpitação e o Vento Perverso
 Associações do Ponto
Epilepsia, manias: VC-2 ( Qugu ), R-10 ( Yingu ), C-2 ( Qingling )

Zhiyang(DU9) VG 9
Atingindo o Yang
LOCALIZAÇÃO DO PONTO
Situa-se na região torácica, entre os processos espinhosos das 7º e 8º vértebras torácicas.
 ANATOMIA
A agulha de Acupuntura atravessa a pele, o tecido celular subcutâneo, a fáscia toracolombar e o ligamento supra-espinhal e atinge o ligamento intercostal dos 4º e 5º processos espinhais; relaciona-se superficialmente com os ramos cutâneos dos 6º e 7º nervos torácicos e, profundamente, com o ramos dorsal do 7º nervo torácico.
CARACTERÍSTICAS DO PONTO
O ponto Zhiyang significa "chegada do Yang"; a Energia Yang chega a este ponto para dele partir de novo.
 INDICAÇÕES DO PONTO
Tosse
Dispnéia
Asma
Bronquite
Pleurite
Icterícia
Gastralgia
Dores no tórax
Dores no corpo
Neuralgia intercostal
Dorsalgia
Hepatite
Colecistite
 Funções Energéticas do Ponto
Harmoniza o Qi do Fígado e da Vesícula Biliar
Harmoniza as funções do Qi
Faz circular o Qi do Fígado
Faz expandir o tórax e o diafragma
Dissolve a Umidade-Calor do Fígado e da Vesícula Biliar
 Associações do Ponto
Psoríase: TA-6 ( Zhigou ), VB-34 ( Yanglingquan )
Arritmia cardíaca: CS-6 ( Neiguan )
Hepatite: B-18 ( Ganshu ), B-20 ( Pishu ), E-36 ( Zusanli ), VB-34 ( Yanglingquan )

Indicações Tradicionais do Ponto
Estimular este ponto juntamente com os pontos de Acupuntura VC-22 ( Tiantu ), VC-12 ( Zhongwan ) e VC-4 ( Guanyuan ) na presença de distúrbios do Ren Mai, provocados pela luta entre o Yin e o Yang, com dores no Coração que se irradiam para o dorso.

Lingtai(DU10) VG 10
LOCALIZAÇÃO DO PONTO
Situa-se na região dorsal média, entre os processos espinhosos das 6º e 7º vértebras torácias.  
ANATOMIA
A agulha de Acupuntura atravessa a pele, o tecido celular subcutâneo e os ligamentos supra-espinhal e interespinhal e atinge o ligamento amarelo; relaciona-se superficialmente com os ramos cutâneos do ramo dorsal do 6º nervo torácico e, profundamente, com o ramo dorsal do 6º nervo torácico.
CARACTERÍSTICAS DO PONTO
Ponto de Acupuntura que descongestiona a Energia do tórax
Ponto de Acupuntura que age sobre o conjunto de Energia do tórax
 INDICAÇÕES DO PONTO
Tosse
Tosse crônica
Tosse noturna
Tosse devido a esforços e a movimentos
Asma
Bronquite
Lombalgia
Dores no dorso
Gastralgia

Shendao(DU11) VG 11
Caminho da Mente
LOCALIZAÇÃO DO PONTO
Situa-se no dorso, entre os processos espinhosos das 5º e 6º vértebras torácicas.
 ANATOMIA
A agulha de Acupuntura atravessa a pele, o tecido celular subcutâneo e os ligamentos supra-espinhal e interespinhal e atinge o ligamento amarelo; relaciona-se superficialmente com os ramos cutâneos do ramo dorsal do 5º nervo torácico e, profundamente, com o ramo dorsal do 5º nervo torácico.
CARACTERÍSTICAS DO PONTO
Tem ação semelhante à do B-15 ( Xinshu )
Recebe a Energia do Canal de Energia Tendino-Muscular do Baço/Pâncreas por meio de um Canal de Energia Secundário
INDICAÇÕES DO PONTO
Ansiedade
Memória fraca
Amnésia
Tristeza
Perturbação mental
Contratura intercostal
Patologias cardíacas
Febre
Convulsão
Funções Energéticas do Ponto
Acalma o Shen
Harmoniza e tranquiliza o Qi do Coração
Elimina o Vento e a Mucosidade
 Associações do Ponto
Amnésia: R-21 ( Youmen ), P-7 ( Lieque ), B-38 ( Gaohuangshu )
Palpitação: VG-20 ( Baihui ), TA-10 ( Tianjing ), TA-2 ( Yemen )
Ansiedade, tristeza e perturbação mental: TA-10 ( Tianjing ), B-15 ( Xinshu ), C-7 ( Shenmen )
Convulsão epiléptica em criança: TA-18 ( Qimai ), TA-19 ( Luxi )

ShenzhuDU12VG 12
Pilar Corpóreo
LOCALIZAÇÃO DO PONTO
Situa-se na região torácica alta, entre os processos espinhosos das 3º e 4º vértebras torácicas.  
ANATOMIA
A agulha de Acupuntura atravessa a pele, o tecido celular subcutâneo e os ligamentos supra-espinhal e interespinhal e atinge o ligamento amarelo; relaciona-se superficialmente com os ramos cutâneos do ramo dorsal do 3º nervo torácico e, profundamente com o ramo dorsal do 3º nervo torácico.
INDICAÇÕES DO PONTO
Tosse
Dispnéia
Bronquite
Asma
Pneumonia
Contratura muscular
Dor dorsal
Convulsão
Epilepsia em criança
Tuberculose pulmonar
Psicose
Histeria
Mania
Alucinações visuais
Funções Energéticas do Ponto
Acalma o Shen e faz a limpeza do Fogo do Coração
Harmoniza e difunde o QI do Pulmão
Mantém a vontade
Dispersa o QI Perverso do Yong Qi ( Nutrição )
Relaxa os tendões e os músculos
Associações do Ponto
Mania, perturbação mental, tristeza e ansiedade: B-8 ( Luoque ), VB-2 ( Tinghui )
Bronquite crônica: B-13 ( Feishu ), VG-14 ( Dazhui )

TaodaoDU13VG 13
Caminho do Forno
LOCALIZAÇÃO DO PONTO
Situa-se na região torácica alta, entre os processos espinhosos das 1º e 2º vértebras torácicas.  
ANATOMIA
A agulha de Acupuntura atravessa a pele, o tecido celular subcutâneo e os ligamentos supra-espinhal e interespinhal e atinge o ligamento amarelo; relaciona-se superficialmente com os ramos cutâneos do ramo dorsal do 1º nervo torácico e, profundamente, com o ramo dorsal do 1º nervo torácico.
CARACTERÍSTICAS DO PONTO
Envia a Energia Du Mai para o ponto B-12 ( Fengmen ) do Canal de Energia Principal da Bexiga
 INDICAÇÕES DO PONTO
Contratura muscular da região dorsal
Cefaléia
Afecções febris
Epilepsia
Torcicolo
Peso na cabeça
Vertigens
Psicose
Tuberculose pulmonar
 Funções Energéticas do Ponto
Acalma o Shen
Fortalece e difunde o Qi do Pulmão e o Wei Qi
Faz transitar o Qi perfeito superficial para o exterior
Faz a limpeza de Calor do Pulmão
Repõe as perdas de Qi por esforços e por perda da Energia interna
Refresca o Calor

DaiZhuiDU14VG 14
Grande Vértebra
LOCALIZAÇÃO DO PONTO
Situa-se na transição entre o pescoço e o tórax, entre os processos espinhosos da 7º vértebra cervical e da 1º vértebra torácica. 
ANATOMIA
A agulha de Acupuntura atravessa a pele, o tecido celular subcutâneo e os ligamentos supra-espinhal e interespinhal e atinge o ligamento amarelo; relaciona-se superficialmente com os ramos cutâneos do 1º nervo torácico e, profundamente, com o ramo dorsal medial do 8º nervo cervical.
CARACTERÍSTICAS DO PONTO
É um ponto importante para se dispersar a Energia Yang quando ocorre o conflito entre o Yin e o Yang
Ponto do Du Mai que recebe a Energia de todos os Canais de Energia Secundários provenientes dos três Canais de Energia Yang
 INDICAÇÕES DO PONTO
Febre
Desmaio pelo calor
Esquizofrenia
Epilepsia
Asma
Bronquite
Psicose
Contratura muscular da coluna cervical
Contratura muscular do ombro
Calafrios e febre
Hemiplegia
Tuberculose pulmonar
Eczema
Doenças do Sangue
 Funções Energéticas do Ponto
Faz transitar as Energias Perversas nos três Canais Yang do corpo
Exterioriza o Calor
Faz circular o Yang Qi do corpo
Fortalece o Wei Qi
Acalma o Shen e clareia a mente
Dispersa o Vento e o Vento-Calor
Faz a limpeza do Fogo e do Calor-Perverso
 Associações do Ponto
Psicose: VG-13 ( Taodao ), M-DC-5 ( Erzhuixia ) e VG-12 ( Shenzhu )
Leucopenia: IG-11 ( Quchi ), E-36 ( Zusanli ), B-20 ( Pishu ), BP-6 ( Sanyinjiao )
Bronquite: B-13 ( Feishu ), E-40 ( Fenglong )
Resfriado: VG-20 ( Baihui ), IG-11 ( Quchi )

YamenDU15VG 15
Porta da Mudez
LOCALIZAÇÃO DO PONTO
Situa-se na região da nuca, entre os processos espinhosos dos ossos atlas e do osso áxis, ou se localiza na linha média do corpo, a meio tsun acima da linha de inserção do cabelo.  
ANATOMIA
A agulha de Acupuntura atravessa a pele, o tecido celular subcutâneo, o ligamento da nuca, o ligamento interespinhoso e o ligamento amarelo; relaciona-se superficialmente com os ramos cutâneos do ramo dorsal do nervo occipital terceiro e, profundamente, com o ramo dorsal do nervo occipital terceiro.
CARACTERÍSTICAS DO PONTO
Ponto do Du Mai que recebe Energia do Canal Curioso Yang Wei
INDICAÇÕES DO PONTO
Surdez
Mudez
Surdo-mudez
Cefaléia occipital
Torcicolo
Histeria
Esquizofrenia
Neurose
Convulsão
Sensação de peso na cabeça
Contratura e inchaço na região sublingual
Plenitude de Yang
Apoplexia
Desmaios
Epilepsia
Surdez repentina
Afasia histérica
Funções Energéticas do Ponto
Fortalece as funções energéticas do Du Mai
Faz a abertura dos Canais de Energia Luo
Acalma o Shen e clareia a mente
 Associações do Ponto
Imaturidade de cérebro: VG-14 ( Dazhui ), CS-6 ( Neiguan ), M-CP-13 ( Yiming ), E-36 ( Zusanli ), VB-20 ( Fengchi ), B-10 ( Tianghu )
Convulsão: VG-26 ( Renzhong ), ID-3 ( Houxi ), E-40 ( Fenglong )
Flacidez na língua e dificuldade para falar: TA-1 ( Guanchong )

Fengfu(DU16VG 16
Palácio do Vento
LOCALIZAÇÃO DO PONTO
Situa-se na região occipital, sob a protuberância occipital, na linha média do corpo, ou a um tsun acima da linha de inserção dos cabelos.
 ANATOMIA
A agulha de Acupuntura atravessa a pele e o tecido celular subcutâneo, penetra o ligamento da nuca e atinge o ligamento atlantooccipital; relaciona-se superficialmente com os ramos cutâneos do nervo occipital terceiro e, profundamente, com o nervo occipital terceiro e nervo occipital maior.
CARACTERÍSTICAS DO PONTO
A partir deste ponto, o Du Mai envia Canais de Energia Secundários para o cérebro
Ponto do Du Mai que recebe a Energia do Canal de Energia Curioso Yang Wei e Principal da Bexiga
O Vento Perverso pode penetrar através deste ponto de Acupuntura e atingir o cérebro, provocando: calafrios, sudorese, dores de cabeça, peso no corpo e temor ao frio
Local de concentração de Energia de Defesa
INDICAÇÕES DO PONTO
Apoplexia
Hemiplegia
Todas as afecções da cabeça
Contratura muscular do pescoço
Contratura da língua ( que impede de falar )
Distúrbios mentais
Resfriado
Paresia de membros
Imaturidade cerebral
Afonia súbita
Surdez súbita
Funções Energéticas do Ponto
Circula o Yang Qi do corpo
Circula os Qi Perversos dos três Yang
Harmoniza o Qi do Pulmão
Clareia a mente
Guarda o Shen no Coração
Dispersa o Vento, o Vento-Frio e o Vento-Calor

NaohuDU17VG 17
Janela do Cérebro
LOCALIZAÇÃO DO PONTO
Situa-se na região occipital, a um e meio tsun acima do VG-16 ( Fengfu ) ou na margem superior da protuberância occipital, na linha média do corpo.
 ANATOMIA
A agulha de Acupuntura atravessa a pele, o tecido celular subcutâneo e a aponeurose epicranial e atinge a lâmina subaponeurótica; relaciona-se com o nervo occipital maior.
CARACTERÍSTICAS DO PONTO
Envia Canais de Energia Secundários para o cérebro
Ponto do Du Mai que recebe Energia de um Canal de Energia Secundário proveniente do Canal de Energia da Bexiga
 INDICAÇÕES DO PONTO
Cefaléia occipital
Vertigens
Distúrbios mentais
Insônia
Convulsão
Imaturidade cerebral
Esquizofrenia
Epilepsia
Fotofobia
Vertigem
 Funções Energéticas do Ponto
Induz à reanimação
Clareia a mente
Dispersa o Vento e a Umidade-Calor
 Associações do Ponto
Epilepsia com vômitos: VG-24(Shenting), VC-23(Shangxing), VG-20 (Baihui), VB-2(Tinghui ), IG-6 ( Pianli ), R-9 ( Zhubin ), IG-5 ( Yangxi )

Indicações Tradicionais do Ponto
"Quando a Energia Perversa ataca a parte externa do corpo, ela traz distúrbios na circulação da Energia Wei nesta região, acometendo principalmente o osso. Neste caso, deve-se estimular o ponto VG-17 ( Naohu ) e os pontos situados nas articulações; o VG-17 ( Naohu ) é o ponto que rege a medula e o cérebro." ( Su Wen )

QiangjianDU18VG 18
LOCALIZAÇÃO DO PONTO
Situa-se na região occipital, a um e meio tsun acima do VG-17 ( Naohu ) ou a meia distância entre o VG-20 ( Baihui ) e o VG-16 ( Fengfu ), na linha média do corpo.
 ANATOMIA
A agulha de Acupuntura atravessa a pele, o tecido celular subcutâneo e a aponeurose epicranial e atinge a lâmina subaponeurótica; relaciona-se com o nervo occipital maior.
INDICAÇÕES DO PONTO
Cefaléia occipital
Contratura muscular da nuca
Ansiedade
Vômitos
Manias
Convulsão
Epilepsia
Tontura
Vertigem
Fotofobia
 Funções Energéticas do Ponto
Induz à reanimação
Clareia a mente
Dispersa o Vento e a Umidade-Calor
Associações do Ponto
Convulsão epiléptica: B-2 ( Zhanzhu ), ID-8 ( Xiaohai ), VG-19 ( Houding )

HoudingDU19VG 19
Vértice Posterior
LOCALIZAÇÃO DO PONTO
Situa-se na região occipital, a um e meio tsun acima do VG-18 ( Qiangjian ) ou a um e meio tsun posterior ao VG-20 ( Baihui ).  
ANATOMIA
A agulha de Acupuntura atravessa a pele, o tecido celular subcutâneo e a aponeurose epicranial e atinge a lâmina subaponeurótica; relaciona-se com o nervo occipital maior.
 INDICAÇÕES DO PONTO
Congestão cerebral devido ao Vento Perverso
Cefaléia occipital
Contratura do pescoço
Vertigem
Resfriados
Insônia
Convulsão infantil
Epilepsia
Fotofobia
Tonturas
Vertigem
 Funções Energéticas do Ponto
Induz à reanimação
Clareia a mente
Dispersa o Vento e a Umidade-Calor
Associações do Ponto
Epilepsia infantil: B-2 ( Zhanzhu ), ID-8 ( Xiaohai ), VG-18 ( Qiangjian )

Baihui(DU20VG 20
Cem Encontros
LOCALIZAÇÃO DO PONTO
Situa-se no meio do crânio, no topo da cabeça, na intersecção da linha mediana do corpo com a linha que parte do eixo vertical das duas orelhas, ou na linha média, a sete tsun acima da linha de inserção dos cabelos da nuca.  
ANATOMIA
A agulha de Acupuntura atravessa a pele, o tecido celular subcutâneo e a aponeurose epicranial e atinge a lâmina subaponeurótica; relaciona-se com os nervos occipital maior, frontal e nervo auriculotemporal.
CARACTERÍSTICAS DO PONTO
O ponto Baihui recebe Energia de todos os Canais de Energia Secundários provenientes dos Canais Yang da mão e do pé
Ponto de intersecção do Du Mai com o Canal de Energia Principal da Bexiga
INDICAÇÕES DO PONTO
Epilepsia
Esquizofrenia
Convulsão
Apoplexia
Cefaléia de vértex
Hemiplegia
Perda de memória
Obstrução nasal
Zumbidos
Prolapso retal
Surdez
Prolapso uterino
Hemorróidas
Desfalecimento
Tontura rotatória
Insônia
Ansiedade
Palpitação
Desejo de chorar

Funções Energéticas do Ponto
Remove e dispersa o excesso de Yang dos Canais de Energia Yang
Mantém o Yang Qi do corpo
Estabiliza a subida do Yang Qi
Acalma o Shen e as Emoções e clareia a mente
Reanima a inconsciência
Circula o Qi do Fígado e dispersa o Yang Qi excessivo do Fígado
Dispersa o Vento Interno do Fígado e o Vento Perverso
Relaxa os tendões e os músculos

Associações do Ponto
Choque: todos os pontos Ting: VG-26 ( Renzhong ), CS-6 ( Neiguan ), VC-24 ( Chengjiang )
Encefalite infecciosa do tipo B: VG-16 ( Fengfu ), VG-14 ( Dazhui ), IG-11 ( Quchi )
Cefaléia: M-CP-3 ( Yintang ), M-CP-9 ( Taiyang ), IG-4 ( Hegu )
Prolapso do ânus: VG-1 ( Changqiang ), B-57 ( Chengshan ), VC-15 ( Jiuwei )
Prolapso do útero: VC-6 (Qihai), M-TA-16 (Weibao), E-36 (Zusanli), VC-4 (Guanyuan), B-32 (Ciliao)
Palpitação: VG-11 ( Shendao ), TA-10 ( Tianjing ), TA-2 ( Yemen )
Ansiedade: VG-18 ( Qiangjian ), B-6 ( Chengquan )
Febre alta e cefaléia: VB-20 ( Fengchi ), IG-4 ( Hegu ), IG-11 ( Quchi ), VG-14 ( Dazhui )
Gastroptose: VC-12 ( Zhongwan ), VC-6 ( Qihai ), E-25 ( Tianshu ), E-36 ( Zusanli )
Insônia: C-7 ( Shenmen ), TA-17 ( Yifeng ), VG-23 ( Shangxing )
Vertigem: F-3 ( Taichong ), ID-3 ( Houxi ), E-25 ( Tianshu )
Indicações Tradicionais do Ponto
"Quando o doente começa a queixar-se de dor de cabeça causada pelo Vento Perverso, deve-se estimular o ponto VG-20 ( Baihui ) associado aos pontos VG-23 ( Xangxing ), VB-5 ( Xuanlu ) e B-2 ( Zanzhu ); se há queixa de nucalgia e dorsalgia, deve-se estimular o ponto VB-20 ( Fengchi ) e o VG-16 ( Fengfu )." ( Su Wen )

QiandingDU21VG 21
LOCALIZAÇÃO DO PONTO
Situa-se no topo da cabeça, a um e meio tsun para frente do VG-20 ( Baihui ) na linha média do corpo.
 ANATOMIA
A agulha de Acupuntura atravessa a pele, o tecido celular subcutâneo e a aponeurose epicranial e atinge a lâmina subaponeurótica; relaciona-se com os nervos supra-orbital e auriculotemporal.
INDICAÇÕES DO PONTO
Cefaléia devido ao Vento Perverso
Vertigem
Rinite
Congestão nasal
Pólipo nasal
Nariz obstruído
Rosto inchado
Rosto avermelhado
Convulsões infantis

Funções Energéticas do Ponto
Elimina a Mucosidade e dispersa o Vento Perverso
Clareia a mente
Induz à reanimação

Xinhui(DU22VG 22
LOCALIZAÇÃO DO PONTO
Situa-se a três tsun anterior ao VG-20 ( Baihui ), na linha média do corpo.
 ANATOMIA
A agulha de Acupuntura atravessa a pele, o tecido celular subcutâneo e a aponeurose epicranial e atinge a lâmina subaponeurótica; relaciona-se com os nervos frontal e supra-orbital ( ramo do nervo oftálmico ).
 INDICAÇÕES DO PONTO
Cefaléia
Obstruçao nasal
Pólipo nasal
Rinite
Vertigens
Epistaxes
Convulsão

shangxingDU23VG 23
Estrela Superior
LOCALIZAÇÃO DO PONTO
Situa-se na região frontal, a quatro tsun anterior ao VG-20 ( Baihui ) ou a um tsun posterior à linha anterior de inserção dos cabelos, na linha média do corpo.
 ANATOMIA
A agulha de Acupuntura atravessa a pele, o tecido celular subcutâneo e a aponeurose epicranial e atinge a lâmina subaponeurótica; relaciona-se com os nervos supra-orbital ( ramo do nervo oftálmico ) e frontal (ramo do nervo facial ).
INDICAÇÕES DO PONTO
Cefaléia
Afecções oculares
Rinite
Obstrução nasal
Epistaxes
Pólipo nasal
Ceratite
Úlcera da córnea
Epilepsia
Esquizofrenia
Funções Energéticas do Ponto
Elimina o Calor e dispersa o Vento-Calor
Clareia a mente e a visão
Induz à reanimação

Associações do Ponto
Rinite: IG-20 ( Yingxiang ), M-CP-14 ( Bitong ), IG-4 ( Hegu )
Obstrução nasal: VG-25 ( Suliao ), IG-20 ( Yingxiang ), M-CP-14 ( Bitong )
Cefaléia: VG-20 ( Baihui ), IG-4 ( Hegu )
Epilepsia com opistótono e perda de consciência: VG-20 ( Baihui ), VG-12 ( Shenzhu ), F-13 ( Zhangmen ), C-7 ( Shenmen ), F-3 ( Taichong ), TA-10 ( Tianjing )

Shenting(DU24VG 24 
Pátio da Mente
LOCALIZAÇÃO DO PONTO
Situa-se na região frontal, na linha média do corpo, a meio tsun acima da linha de inserção dos cabelos.  
ANATOMIA
A agulha de Acupuntura atravessa a pele, o tecido celular subcutâneo e a aponeurose epicranial e atinge a lâmina subaponeurótica; relaciona-se com os nervos supra-orbital ( ramo do nervo oftálmico ) e frontal ( ramo do nervo facial ).
CARACTERÍSTICAS DO PONTO
Ponto de reunião do Du Mai com os Canais de Energia Principais da Bexiga e do Estômago
 INDICAÇÕES DO PONTO
Cefaléia frontal
Convulsão
Vertigens
Rinite
Ansiedade
Insônia
Febre com cefaléia
Dispnéia
Sede
Aftas bucais
Coma
Desmaio
Epilepsia
Manias com excitação emocional
Sono agitado
 Funções Energéticas do Ponto
Elimina o Calor e dispersa o Vento-Calor
Clareia a mente
Induz à reanimação

SuliaoDU25VG 25
LOCALIZAÇÃO DO PONTO
Situa-se no meio da ponta do nariz. 
ANATOMIA
A agulha de Acupuntura atravessa a pele, o tecido celular subcutâneo e atinge a cartilagem nasal; relaciona-se com o etmoidal anterior ( ramo do nervo oftálmico ).
INDICAÇÕES DO PONTO
Inflamação dos cornetos do nariz
Rinorréia
Obstrução nasal
Abcesso do nariz
Acne rosáceo
Choque
Hipotensão
Bradicardia
 Funções Energéticas do Ponto
Restaura o Qi
Fortalece o Yang Qi
Clareia a mente e as emoções
Elimina o Calor Perverso
Associações do Ponto
Hipotensão arterial, bradicardia: N-CP-23 ( Xingfen ), CS-6 ( Neiguan )
Choque séptico: CS-6 ( Neiguan ), E-36 ( Zusanli ), VG-26 ( Renzhong )
Choque elétrico: CS-6 ( Neiguan ), R-1 ( Yongquan )

Shuigou/RenZhong(DU26VG 26
Meio da Pessoa
LOCALIZAÇÃO DO PONTO
Situa-se no filtrum do lábio superior, na união do um terço superior com os dois terços inferiores.  
ANATOMIA
A agulha de Acupuntura atravessa a pele, o tecido celular subcutâneo e penetra o músculo orbicular da boca; relaciona-se com o nervo facial e o nervo infra-orbital ( ramo do nervo trigêmeo ).
CARACTERÍSTICAS DO PONTO
Ponto de cruzamento do Canal de Energia Principal do Intestino Grosso direito e esquerdo
Ponto do Du Mai que recebe Energia dos Canais de Energia Principais do Intestino Grosso e do Estômago
Ponto importante para a reanimação e para doenças mentais
 INDICAÇÕES DO PONTO
Estado de choque
Insolação
Lombalgia
Epilepsia
Paralisia facial
Apoplexia
Trismo
Rosto inchado
Edema da face
Afasia
Sede
Afecções bucodentárias
Ponto de reanimação
Halitose
Espasmo muscular da boca
Dor no olho
 Funções Energéticas do Ponto
Revigora o Qi e o Yang Qi
Harmoniza o Qi do Du Mai
Reanima o estado de incosciência
Acalma o Shen e clareia a mente
Fortalece a coluna lombar
Dissipa as obstruções de Qi do Envoltório do Coração
Dispersa o Vento, o Vento-Mucosidade e a Mucosidade
 Associações do Ponto
Lombalgia: B-54 ( Weizhong )
Histeria: unir IG-4 ( Hegu ) a CS-8 ( Loagong )
Golpe de calor ( insolação ): M-MS-1 ( Xixuan ), R-1 ( Yongquan ), B-54 ( Weizhong ), pontos Ting de todos os Canais de Energia; P-3 ( Quze )
Tratamento de estado de choque e de coma: M-MS-1 ( Xixuan ), VC-24 ( Chengjiang ), todos os pontos Ting dos Canais de Energia Yin e Yang
Transtornos mentais com depressão emocional: CS-5 ( Jianshi )
Afasia: R-1 ( Yongquan ), C-5 ( Tongli )
Hemorragia uterina: F-1 ( Dadun ), F-2 ( Xingjian ), BP-1 ( Yinbai )
Prolapso anal: VG-1 ( Changqiang ), B-58 ( Feiyang )
Distúrbio cerebrovascular:CS-6(Neiguan), BP-6(Sanyinjiao), C-1 (Jiquan), B-54 (Weizhong )

DuiDuanDU27VG 27
LOCALIZAÇÃO DO PONTO
Situa-se no tubérculo medial do lábio superior, na linha média, na junção cutaneomucosa da pele.  
ANATOMIA
A agulha de Acupuntura atravessa a pele e o tecido celular subcutâneo e penetra o músculo orbicular da boca; relaciona-se com o nervo facial e o nervo infra-orbital ( ramo do trigêmeo ).
INDICAÇÕES DO PONTO
Dores de dente
Mau hálito
Alergia
Obstrução nasal
Epistaxe
Secura da língua
Inchaço do queixo
Estomatite
Vômitos
Convulsão
Aftas dos lábios
Paralisia facial
Epilepsia
Mania de suicídio
Funções Energéticas do Ponto
Acalma o Shen, resguarda a Vontade
Harmoniza o Qi contracorrente do Yin e do Yang
Apaga o Calor Interno e dispersa o Vento Perverso

YinjiaoDU28VG 28
LOCALIZAÇÃO DO PONTO
Situa-se sobre a face interna do lábio superior, na junção com a gengiva, na linha média do corpo, sobre o freio do lábio.  
ANATOMIA
A agulha de Acupuntura atravessa a mucosa bucal e se relaciona com o nervo alveolar superior ( ramo do nervo trigêmeo ).
CARACTERÍSTICAS DO PONTO
Ponto de cruzamento dos Canais de Energia do Du Mai, do Ren Mai e do Estômago
INDICAÇÕES DO PONTO
Dores de dente
Gengivite
Dor aguda do punho
Inflamação nos olhos
Coceira nos olhos
Aftas da boca
Esquizofrenia
Ansiedade
Pólipo nasal
Hemorróidas