quarta-feira, 6 de junho de 2012

* Baço Pâncreas*


   O Canal do Baço inicia-se superficialmente  no ângulo medial do sulco ungueal do hálux.   Segue ao longo da margem medial do pé, na linha de junção da troca de pele. Segue anteriormente ao maléolo medial, e ascende medialmente a perna, ao longo da parte dorsal posterior da tíbia, cruza o canal do Fígado e segue em frente a este. Segue pelo joelho e coxa (aspecto medial), e entra no abdômen. Penetra então no Baço, e se conecta ao Estômago, sobe atravessando o diafragma até chegar ao esôfago, segue para a raiz da língua e estende-se por sua porção inferior. Externamente desde o abdômen, segue lateralmente à linha média até o segundo espaço intercostal, terminando próximo 6 cun acima da axila em BP-21. A partir do Estômago, um ramo segue internamente através do diafragma conectando-se ao Canal do Coração.
  É formado por 21 pontos que seguem:
·         BP-1 (Yinbai) Branco escondido: Localizado na margem ungueal medial do hálux, na linha de mudança da cor da pele. Indicado em casos de Febre e dispneia e plenitude do tórax, dor e distensão abdominais, diarreia severa, peritonite, enterorragia, metrorragia, menorragia, dismenorreia, polimenorreia, leucorreia profusa, hematúria, convulsão infantil, esquizofrenia, doença mental, epistaxe, transtornos dos sonhos no sono, pesadelos, coma.

·         BP-2 (Dadu) Grande proeminência: Situado na Face medial do hálux, na depressão distal à articulação metatarsofalângica, na linha de mudança da cor da pele. Utilizado para eliminar calor nos padrões de Excesso, meteorismo, dor e distensão abdominal, afecções febris sem transpiração, gastralgia, constipação, náuseas, vômitos, regurgitação, indigestão, anorexia, diarreia, epigastralgia, sensação de plenitude no tórax, edema dos membros inferiores, lombalgia, coma por AVC, pericardite, convulsão infantil.

·         BP-3 (Taibai) Grande branco: Localizado na Margem medial da face do pé, depressão proximal da cabeça do primeiro metatarso, linha de mudança da cor da pele, entre a pele da região plantar e o dorso do pé. Usado para Afecções do Estômago acompanhadas de distensão abdominal, plenitude torácica, borborigmo, náusea, vômito, anorexia, diarreia, disenteria, constipação, gastroenterite aguda, plenitude epigástrica, epigastralgia, gastralgia, lombalgia, hemorroida, cólera, disúria, urina turva, paralisia da perna, sensação de calor e peso no corpo, edema, palidez extrema, secreção vaginal, beribéri, cefaleia, memória fraca, pensamento confuso, entorpecimento da cabeça.

·         BP-4 (Gongsun) Colaterais de conexão geral: Face medial do pé, depressão óssea distal à base do primeiro metatarso, linha de mudança da cor da pele. Utilizado em casos de Afecções do Estômago e Baço com vômitos frequentes, distensão e dores abdominais, diarreia, disenteria, sangue nas fezes, úlcera gástrica, indigestão, dor e plenitude epigástrica, borborigmos, distúrbios do Baço provocados pelo Vento Perverso, gastralgia, enterites agudas e crônicas, miocardite, pleurisia, algomenorreia, menstruação irregular, endometrite, edema facial, dor no pé e no tornozelo, convulsão, histeria, esquizofrenia.

·         BP-5 (Shangqiu) Comércio da colina: Situado na Depressão ântero-inferior ao maléolo interno na metade da distância entre o maléolo e a tuberosidade do osso navicular ou na intersecção da linha reta que passa pela margem inferior do maléolo medial com a linha da margem anterior do maléolo. Indicado em casos de Edema e dor no tornozelo e no pé, afecções das partes moles do tornozelo, palpitação, estupor insônia, depressão e mania, dor e distensão abdominais, borborigmo, vômito, indigestão, icterícia, diarreia, constipação, retenção de alimentos, anorexia, afecções da parte óssea/dor muscular no trajeto do Canal do Baço, gastrite, enterite, hemorroida, rigidez e dor na língua, dor nos joelhos, beribéri, convulsão, histeria, asma, tosse e calor.

·         BP-6 (Sanyinjiao) Cruzamento dos 3 Canais Yin: O Ponto onde se cruzam os Meridianos do Baço-Pâncreas, do Fígado e do Rim, chamado de "LO de grupo" por atuar nestes 3 Meridianos. Localizado no bordo posterior da tíbia, a 3 "Tsun" do ponto mais saliente do maléolo interno. Indicado para  dar energia em pacientes com doenças crônicas e nos idosos, com o uso de moxas. Atua na pressão arterial e arteriosclerose, varizes e úlceras varicosas. Dispepsia, afecções gastrointestinais, sonolência com bocejos frequentes e espermatorréia. Todos os distúrbios do aparelho genital feminino, dismenorréias, miomas, cistos de ovário, atrasos menstruais, infecção urogenital, dor ou artrite na perna, dor no pênis.
             Ponto contraindicado na gravidez, se usado em sedação em conjunto com a tonificação do IG4 pode provocar o aborto, porém, se sedarmos IG4 tonificando este ponto, poderemos favorecer a fecundação.

·         BP-7 (Logu) Vale do vazamento: Localização: 6 polegadas acima do maléolo medial posterior da tíbia. Indicado para  borborigmo, distensão abdominal, magreza, enurese, hérnia inguinal, frio nas pernas e pés.

·    BP-8 (Diji) Mudança da terra: Localizado na borda posterior da tíbia, a 5 polegadas da linha da articulação do joelho.Indicação: dismenorréias, metrorragias, leucorréas, dores renais, anúria, disúria, impotência, dores nosjoelhos, distensão abdominal, lombalgia. Importante nos transtornos dolorosos relativos ao Meridiano do Baço-Pâncreas.

·         BP-9 (Yinlingquan) Manancial do montículo: Ponto "Ho" do Meridiano, Elemento água. Localização: lado medial da cabeça da tíbia - no ângulo formado pela tuberosidade tibial (linha inferior da tuberosidade da tíbia). Indicação: em quadros de constipação espasmódica devemos sedar, enquanto o tonificamos nas
   enureses. Ponto também indicado no tratamento de insônia, ascite, diarreias violentas, peritonite, uretrite, processo reumático do joelho associar VB34, dor urogenital, distensão abdominal, indigestão, cólica abdominal.

·         BP-10 (Xuehai) Mar de sangue: Localização: 2 polegadas acima da borda superficial da paleta no lado do músculo vasto medial. Indicação: menstruação irregular, disúria, infecção genital, infecção de pele, urticária, furunculose na coxa.
             medial.
*Tradicionalmente se utiliza este ponto para mobilizar e retirar umidade do organismo com punção profunda e em associação com o E40.

·         BP-11 (Jimen) Porta da cesta: Localização: na face interna da coxa, a 10 polegadas acima da articulação do joelho, (sobre a artéria femural) lado medial do músculo sartório. Indicação: dor lado medial da coxa e inguinal, dor na pelve, hemorroidas, infecção genital, impotência, orquite. Deste ponto, segundo Chamfrault, reside no fato de se palpar sob este ponto o "Pulso Revelador" do Meridiano do Baço-Pâncreas.

·         BP-12 (Chongmen) Porta pulsante: Localização: prega inguinal, na altura da parte superior do púbis, a 3 "Tsun" do VC. Usar com cuidado, pois passa exatamente sobre o trajeto do nervo femoral. Indicação: utiliza-se este ponto no tratamento de leucorréias, hérnias e dores abdominais, dor e inflamação nos órgãos genitais, endometriose.

·         BP-13 (Fushe) Moradia das vísceras: Ponto pertencente ao "Vaso Maravilhoso". Yin Wei. Ponto de reunião com o meridiano do Fígado. Localização: 1"Tsun" acima de BP12, 4 polegadas de VC. Indicação: colites, indigestão e espasmos intestinais.

·         BP-14 (Fijie) Estase abdominal: Localização: 1"Tsun e meio" acima BP13; 4 "Tsun" ao lado de VC. Indicação: dor no abdômen, dor perium, hérnia, diarreia.

·                                BP-15 (Daheng) Grande linha transversa: Pertence ao "Vaso Maravilhoso" Yin Wei.
Localização: 4 "Tsun" de VC, na altura do umbigo. Indicação: largamente utilizado em dores abdominais de qualquer etiologia, principalmente hérnias e cólicas menstruais. É também utilizado em tosses com dispneia e transpiração abundante. Paralisia dos quatro membros.

·         BP-16 (Fuai) Choro abdominal: Ponto do "Vaso Maravilhoso" Yin Wei. Localização: 3 "Tsun" acima do umbigo, na altura do VC11, a 4 "Tsun" da linha média. Indicação: utilizado em quadros de dispneia torácica, úlceras gástricas e duodenais, diarréias, principalmente as mais graves.

·         BP-17 (Shidou) Cavidade alimentar: Localização: no 5º espaço intercostal, a 6 " Tsun" da linha média. Indicação: é utilizado no tratamento de neuralgias intercostais, plenitude torácica e anginas, enfermidades hepáticas e pleurites.

·         BP-18 (Tianxi) Riacho celestial: Localização: 4º espaço intercostal, 6 " Tsun" no lado do VC. Indicação: neuralgia intercostal, dor no lado do peito, mastite, tosse.

·         BP-19 (Xiongxiang) Moradia do tórax: Localização: 3º espaço intercostal, 6 "Tsun" de VC. Indicação: neuralgia intercostal, dor no lado do peito, mastite, tosse.

·         BP-20 (Zhourong) Nutrição total: Localização: 2º espaço intercostal, a 6 "Tsun" da linha média, próximo ao ângulo axilar anterior. Indicação: para o tratamento de dores torácicas, neuralgias intercostais, sede extrema.


·         BP-21 (Dabao) Grande envoltura: Ponto de onde partem meridianos para todos os LO do corpo.     Localização: 7º espaço intercostal, sobre a linha axilar anterior, é o último ponto do Meridiano do Baço-Pâncreas. Indicação: utilizado no tratamento de dor e sensação de pressão no tórax, dor no oco axilar, afecções gástricas e hepato-biliares. O vaso Tai Yin (Yin forte) "Meridiano do Baço-Pâncreas" é bilateral. Sua energia é centrípeta. Começa no ponto Yin Ban (branco dissimulado) no artelho grosso e termina no sexto espaço intercostal.

2 comentários: